A formatura dos mais de 140 alunos do Projeto Corte de Lovelace, realizada nessa quinta-feira (11), em Vitória, iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e contemplada pelo Projeto Tec Mulheres, da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), foi um sucesso. O evento aconteceu em Vitória e reuniu estudantes de cinco municípios: Nova Venécia, Cariacica, Anchieta, Ibiraçu e Linhares.
O Projeto Corte de Lovelace surgiu a partir do contexto em que foi evidenciado um aumento no índice de adolescentes grávidas no Espírito Santo. Tendo em vista que muitas dessas meninas ficam impossibilitadas de continuar os estudos e até mesmo de trabalhar, pois precisam cuidar de seus filhos, encontrou-se, dessa forma, a solução de levar o ensino de programação a domicílio para essas meninas.
“A Corte de Lovelace é um projeto incrível e foi sonhado e planejado por mulheres também incríveis. Essa iniciativa atualmente contempla todo o nosso Estado e ampliou as fronteiras, aceitando tanto meninas quanto meninos. Desejo que cada ação como esta plante a semente das boas práticas da política pública, pois muda a vida das pessoas. Levar esse curso para as escolas, principalmente de municípios e bairros em vulnerabilidade social, foi uma conquista”, disse a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes.
A secretária destacou também que, segundo dados do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC), em 2023, houve uma redução de 33% de gestações em crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos.
“O Programa tem impactado a vida de muitas meninas de vários municípios do Espírito Santo, pois elas se sentem empoderadas. O principal impacto que a gente traz é promover a iniciação tecnológica por meio do pensamento computacional, da programação e da robótica. Tem meninas, por exemplo, no interior do Estado, que já mudaram o rumo da vida delas, querendo seguir as carreiras de computação pelo impacto que o projeto teve em suas vidas”, pontuou a coordenadora do projeto, a professora Márcia Gonçalves.
Dayane, grávida de oito meses, particiou do curso em Cariacica e disse que o projeto vai ajudá-la na área profissional. “Depois de ganhar minha neném, estava realmente querendo entrar na área da tecnologia e isso me ajudou com muita coisa. Estando grávida nesse percurso todo, foi até que bom porque me deu mais resistência. Consegui ter mais foco”, contou.
Maria Julia, que faz parte da Corte no município de Nova Venécia, destacou que o curso foi uma experiência diferente para ela. “Acho que conheci um lado da robótica que eu não sabia que existia. Tive muita ajuda de muitas pessoas, muito apoio tanto dos professores quanto da minha família e foi super legal participar dos estudos. Foi uma experiência única. Foi maravilhoso”, disse.
Tec Mulheres
O Tec Mulheres faz parte do Programa Mulher Viver +, uma estratégia realizada dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que reúne, de forma integrada em um único eixo, diversas ações e projetos voltados para as mulheres do Espírito Santo.