― PUBLICIDADE ―

Soja: preço da saca do produto em queda

A saca de 60 quilos de soja inicia esta terça-feira (21) cotada a R$ 128,76, em diferentes regiões do interior do Paraná. O valor...

Programa de voluntariado no Parque Estadual de Itaúnas inicia com aprendizado e engajamento

O Parque Estadual de Itaúnas (PEI), administrado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), deu início nesta semana às atividades do Programa de Voluntariado em Unidade de Conservação (PVUC) 2025. Neste ano, a primeira turma foi composta pelos voluntários Jonathan Rosi de Oliveira, Tainá Guimarães Ricardo, Emilly Victória Silva e Sousa e Filipe Cabacine, que começaram sua jornada com um processo de capacitação intensivo, marcado por atividades teóricas e práticas, além de visitas de campo.

Durante os primeiros dias de treinamento, os voluntários tiveram a oportunidade de conhecer o histórico e o funcionamento do programa, e começaram a planejar as atividades que realizarão ao longo da participação. Entre as principais funções previstas, destacam-se a orientação de visitantes na exposição arqueológica, o monitoramento ambiental de trilhas e atrativos, a elaboração de materiais de comunicação para o perfil do Parque no Instagram, e a realização de atividades de sensibilização ambiental, como oficinas e a criação de materiais educativos.

Além dessas atividades planejadas, o programa também permite que os voluntários se envolvam em outras ações, como o auxílio no resgate e cuidado com a fauna local, a elaboração e manutenção da sinalização do Parque, o apoio à pesquisa científica e a organização de reuniões com a comunidade. A capacitação dos voluntários incluiu, ainda, visitas às trilhas e praias do Parque, que proporcionaram uma imersão na beleza natural da região. O aprendizado também se estendeu à compreensão das histórias e culturas locais, abordando os desafios enfrentados pelas comunidades tradicionais que habitam o território.

Jonathan Rosi de Oliveira, participante do programa e estudante universitário, expressou entusiasmo com o início das atividades. “Participar do voluntariado em Itaúnas é uma oportunidade única. Já aprendi com as histórias, culturas e desafios que fazem parte da essência do lugar. Viver essa experiência foi uma das metas para melhorar minha bagagem profissional para o mercado de trabalho. Essa vila é mágica, e o contato com a natureza exuberante de Itaúnas, além do envolvimento com as pessoas locais, trarão momentos de conexão e inspiração”, disse Jonathan.

O servidor do Iema, Terence Nascentes, explica que o PVUC 2025 tem como objetivo envolver a comunidade local e visitantes na preservação do patrimônio natural e cultural da região, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de experiências. “Ao longo do período, os voluntários atuarão em diversas atividades de gestão do Parque, contribuindo com o monitoramento ambiental, o apoio à pesquisa científica, e o engajamento com a comunidade nas ações de sensibilização e educação ambiental”, esclarece o servidor.

spot_img
spot_img
spot_img