― Advertisement ―

spot_img

Copa Richarlison reúne centenas de jovens talentos e observadores de grandes times do Brasil

  Aconteceu no final de semana, a 2ª edição da Copa Richarlison de Futebol de Base. A competição contou com 48 equipes, nas categorias sub...

Previsão do tempo: céu nublado e pancadas de chuva em toda a região Norte do país nesta segunda-feira (5)

A semana começa com muitas nuvens em todo o estado de Roraima. A previsão é de pancadas de chuva e trovoadas intensas na manhã desta segunda-feira (5) no sudoeste do Pará e em grande parte do Amazonas. Em Manaus, capital amazonense, o dia começa com muitas  nuvens e pancadas de chuva isoladas, assim como nas capitais de Rondônia, Porto Velho, e do Acre, Rio Branco. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Muitas nuvens e chuvas isoladas também em Macapá, no Amapá, e em todo o estado do Tocantins. Nos períodos da tarde e da noite, a previsão é de céu nublado e chuvas com trovoadas em toda a região Norte do país. É o que explica a meteorologista do Inmet Dayse Moraes. 

“Nesse período entre tarde e noite entre o Amazonas e o Acre tem mais chance de chuvas mais volumosas e nas outras áreas da região, exceto Roraima com poucas chances de chuva, mas nas outras áreas da região Norte essas pancadas de chuva que ocorrem por conta do calor e da alta umidade que é típica dessa estação de verão”, afirma. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), norte e nordeste do Pará e norte do Amapá devem ter chuvas mais fortes, causadas pela Zona de Convergência Intertropical — um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Dayse Moraes comenta a previsão para o resto semana. 

“Ao longo da semana deve manter a previsão de chuvas mais volumosas nessas áreas, especialmente ali entre nordeste do Pará, norte do Amapá por conta desse sistema e no oeste do Amazonas e no Acre, também com essa condição de, pontualmente, ter uma pancada de chuva mais forte que venha acompanhada de rajadas de vento, não se descarta um volume que pode causar transtorno nessas áreas”, pontua. 

Avisos Meteorológicos 

A segunda-feira (5) começa com aviso de perigo. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) podem causar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Segundo o Inmet, o alerta vale para as seguintes áreas:

Centro-Sul Mato-grossense, Centro Goiano, Nordeste Mato-grossense, Ocidental do Tocantins, Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, Sudoeste Paraense, Norte Goiano, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Noroeste Goiano, Norte Amazonense, Sudoeste Mato-grossense, Madeira-Guaporé, Sudeste Mato-grossense, Leste Goiano, Sudeste Paraense, Oriental do Tocantins.

Temperatura

A estação mais quente do ano, o verão, mantém o Norte do país com intenso calor. A mínima prevista é de 22º em Altamira (PA) e máxima pode chegar a 38º em Belém (PA).  
 

<\/a><\/a><\/a><\/a>

Brasil 61Brasil 61