― Advertisement ―

spot_img

Brasileiro é assassinado em Portugal após defender mulheres

O imigrante brasileiro Keldeny Silva, de 21 anos, foi assassinado na região metropolitana de Lisboa após defender duas mulheres que estavam sendo incomodadas por...

Prefeitura entrega secador de café à comunidade agrícola

A Prefeitura entregou na tarde dessa quarta-feira (19), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, um secador de café à Associação de Pequenos Produtores Rurais da Cabeceira do Palmital e Cabeceira do Boa Vista.

A cerimônia de cessão do equipamento foi realizada às 17 horas, na sede da associação e contou com a presença do ex-secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves, que representou o prefeito, do secretário de Agricultura, Wander Onofre, da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Lislei Moreira Batista, dos secretário e subsecretário de Esporte e Lazer, Osmar Valério Possatti e Marcelo Gregório Alves, dos secretário e subsecretário de Comunicação, Luiz Carlos Gava e Reginaldo Monteiro de Souza, do vereador Higor Matheus Soares, do Presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais da Cabeceira do Palmital e Cabeceira do Boa Vista, Eliomar Hubner de Amorim, de agricultores membros da associação,  de servidores municipais e demais populares do local.

O secador de café da marca Pinhalense com capacidade de secar até 120 sacos por vez, está avaliado em R$ 57.000,00 (cinquenta e sete mil reais) e foi doado a prefeitura, para realizar a cessão a associação de agricultores local, por emenda parlamentar do ex-deputado federal, Neucimar Fraga via Secretaria de Estado de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por solicitação do vereador Higor Matheus Soares em conjunto com a administração municipal.

Com este, sobe para 12 o número de secadores cedidos pela Prefeitura às associações agrícolas do município, na atual administração municipal, desde 2021.

A Associação de Pequenos Produtores Rurais da Cabeceira do Palmital e Cabeceira do Boa Vista que atualmente possui cerca de 112 associados, já chegou a produzir cerca 3.500 sacas dentro de um ano e a previsão de produção para este ano é de cerca de 2.700 sacas.

O representante do prefeito e ex-secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves, destacou a importância do secador de café para a comunidade agrícola local. “A agricultura hoje, precisa de incentivo para manter o trabalhador na agricultura, cuidando das suas terras, por isso o Município e o Estado precisa incentivar essa atividade agrícola. O Café é hoje um grande fator econômico do nosso município. Então o município apoia a agricultura nesse sentido. A doação de um secador de café para a associação facilita para os associados e para a associação na produção e na secagem de seu café. A demanda aqui estava um tanto avantajada, até porque o presidente dizia agora pouco, que às vezes estava tendo perca na qualidade do café, porque ela demorava ir para o secador, que às vezes dava problema, até porque só tinham um, que é da associação e o outro é particular. Isso vai evitar de surgir esse problema futuramente. Graças a Deus, demanda alto significa grande produção, significa que o produtor está ganhando dinheiro, que o trabalhador que vai fazer a colheita está ganhando dinheiro”, destacou Elcimar.

O secretário de Agricultura, Wander Onofre expressou a alegria em realizar a entrega de mais um secador à uma associação agrícola organizada. “A gente fica, cada dia que a gente entrega um equipamento, mais feliz. Eu vou nessas entregas com muito amor, com muito carinho, com muita alegria, porque eu sei que a dificuldade do homem do campo é grande, mas graças a Deus a nossa administração municipal, sempre olhou para o homem do campo, para as pessoas necessitadas e sempre está de uma forma ou de outra, trazendo benefícios para o homem do campo”, exclamou Onofre.

O vereador Higor Matheus Soares, autor da solicitação em parceria com a administração municipal, agradeceu o empenho de todos os entes públicos que colaboraram para a destinação do equipamento agrícola para a associação da Cabeceira do Córrego Palmital e Boa Vista e anunciou que novos pedidos de mais secadores foram realizados e poderão beneficiar mais comunidades agrícolas. “Hoje nós estamos aqui para agradecer à administração municipal, por estar fortalecendo a agricultura do nosso município. É o 12º secador, e isso fortalece demais a nossa região, que é muito rica em café. E também a gente não pode esquecer de agradecer ao ex-deputado federal Neucimar Fraga, pela emenda de doação do secador. A gente fez outros pedidos e estamos aguardando através da Seag e do Governo para ver se chega mais equipamentos. Também fizemos pedido ao deputado estadual Mazinho dos Anjos”, lembrou Higor Soares.

Os representantes da comunidade agrícola local, também compartilharam a alegria em receber o novo secador, para atender aos associados da instituição agrícola que são membros.