Em reunião realizada na última semana entre representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Jaguaré e o Sebrae, foi realizada a assinatura do contrato e apresentação do diagnóstico do Programa Pró-Catadores, que vista garantir ações de incentivo à coleta seletiva.
O encontro contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, João Gilberto Macedo Tonini, representantes das secretarias de Planejamento Urbano e de Transportes, além de representantes do Saae, da empresa Fortaleza e da CDL.
Na ocasião, foram apresentados os diagnósticos e o plano de ação a serem desenvolvidos no município, que têm como objetivo ampliar o acesso a políticas públicas, promover a capacitação e o aperfeiçoamento profissional dos catadores, bem como oferecer suporte técnico para estruturar o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; elaborar o Plano de Gerenciamento da Coleta Seletiva; estabelecer contratos e convênios com empresas responsáveis pela destinação correta dos resíduos sujeitos à logística reversa; fortalecer as ações de Educação Ambiental; e avançar em outras demandas relacionadas à gestão de resíduos sólidos.
Essa foi a primeira reunião formal do município dedicada exclusivamente à pauta da coleta seletiva. Quanto mais materiais recicláveis forem destinados corretamente à associação de catadores, maior será a economia gerada aos cofres públicos, além de garantir benefícios sociais e ambientais para toda a comunidade.











