O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSB), de Barra de São Francisco, a 250 quilômetros de Vitória, criou nesta quarta-feira (8) o comitê de crise para adoção de medidas de emergência em razão das fortes chuvas e enchentes dos rios Itaúnas, São Francisco e afluentes.
O vice-prefeito Wanderson Melgaço foi designado coordenador do Gabinete de Crise, com participação de representantes dos Gabinete do Prefeito, representado pelo Vice-Prefeito, e das Secretarias Municipais de Transportes e Estradas, de Limpeza Pública, de Obras e Urbanismo, de Saúde, de Defesa Social, Trânsito e Guarda Civil, de Serviços Públicos e a Defesa Civil.
O Gabinete de Crise se reunirá por convocação da coordenação, sempre que chuvas e enchentes causem transtornos à população e ao exercício de atividades socioeconômicas do município de Barra de São Francisco – ES.
O objetivo da criação do Gabinete de Crise é efetivar o conjunto de ações necessárias à prevenção, antecipação e resolução da crise instituída devido aos alagamentos e inundações e a adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade.
Se acordo com a Portaria, o Gabinete de Crise estará repassando todas as informações relevantes sobre alagamentos e inundações por parte dos cidadãos através de canais de mídias sociais, televisas e emissoras de rádio.
Através de sua coordenação, o Gabinete de Crise poderá autorizar despesas e determinar a qualquer secretaria municipal que exerça atividades necessárias para o bom atendimento à população, podendo utilizar de todos os equipamentos e servidores, até segunda ordem.
A duração do Gabinete de Crise é pelo tempo que durar a crise ou até deliberação ulterior.
Capa: Barra de São Francisco inundada. Foto: Gilberto Gil