Segundo informações divulgadas pela coluna De Olho no Poder, do site Folha Vitória, a reunião realizada há cerca de uma semana, no Palácio Anchieta, entre o governador Renato Casagrande (PSB) e o presidente estadual do PP, deputado Josias D Vitória, foi mais do que apenas um encontro para definir o novo secretário de Desenvolvimento Urbano do Espírito Santo.
Dois dias após a reunião, na quarta-feira (08), Casagrande anunciou a substituição no comando da secretaria: saiu Marcus Vicente e entrou Marcos Aurélio, até então subsecretário na mesma pasta. Essa mudança foi articulada por Da Vitória, que argumentou que a nova indicação contemplava os interesses do partido, conforme noticiado pela coluna.
Embora Marcus Vicente também pertença ao PP (ao menos por ora), ele não foi uma escolha de Da Vitória para ocupar o cargo de secretário. Vicente estava à frente da Sedurb desde o início do mandato anterior de Casagrande, período em que ainda presidia a legenda no estado.
Casagrande sempre reconheceu que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano fazia parte da cota partidária do PP. Entretanto, mesmo após a troca no comando da legenda estadual em 2023, Marcus Vicente permaneceu no cargo até a semana passada. Foi somente com o início de um movimento estratégico de aproximação entre o PP e o governo, de olho nas eleições de 2026, que a troca foi efetivada.
Aproximação política com o governo
A articulação atual busca reforçar os laços entre o PP e o Palácio Anchieta. Apesar de integrar a base aliada de Casagrande, o partido vinha, nos últimos meses, adotando posturas mais independentes desde a mudança na presidência estadual.
Entre outras ações, o PP apoiou adversários políticos do governador, como o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos). Além disso, o partido não apenas declarou apoio a Pazolini, como também integra sua gestão com a vice-prefeita, Cris Samorini (PP).