spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Homem morre em acidente entre duas motos em cidade do Norte do ES

Um homem de 69 anos, identificado como Telmo Assis Cazelli, morreu após se envolver em um acidente entre duas motocicletas na tarde de terça-feira...

Policiais Civis e EDP descobrem furto de energia em propriedade rural em Boa Esperança

Agentes da Polícia Civil e técnicos da EDP flagraram, na última quarta-feira (12), o furto de energia em uma propriedade rural, em Boa Esperança.

No local, foram encontrados dois medidores adulterados e danificados, caracterizando a fraude.

A propriedade pertence a uma mesma família e a energia furtada era usada em secadores de café, bombas de irrigação e, também, para abastecer residências.

A inspeção conjunta contou com a participação de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic), de Vitória, junto com Perito do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica e técnicos da EDP.

O medidor de energia é um dispositivo utilizado para registrar a quantidade de energia elétrica consumida por uma residência, estabelecimento comercial ou indústria. Ele contabiliza o consumo de eletricidade em quilowatt-hora (kWh). Este equipamento é fundamental para que as empresas fornecedoras de energia possam calcular e cobrar o consumo de eletricidade dos seus clientes.

Os proprietários do local deverão responder pelo crime de furto de energia, conforme o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”. Além do processo criminal, o proprietário terá que arcar, conforme a Resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a cobrança de toda a energia não faturada durante o período da irregularidade, além dos custos administrativos.

O furto de energia elétrica traz prejuízos a todos. Além de ser uma prática perigosa, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, resultando em prejuízos para a população, que sofre com a falta de fornecimento em suas residências e ruas, danos aos equipamentos elétricos e queda na qualidade da energia.

spot_img
spot_img
spot_img