Neste domingo (06), a Polícia Militar do Espírito Santo reforçou o policiamento em todo o território capixaba para garantir a segurança da população durante o primeiro turno das eleições municipais. O policiamento ostensivo está presente em todos os locais de votação e apuração dos votos, sendo que no estado são 59 zonas e 1.664 seções eleitorais.
Os militares foram empregados hoje desde a abertura das urnas, às 7h. Na parte da manhã foram empenhados 3.152 policiais e 799 viaturas. No período da tarde haverá a distribuição de outro efetivo que ficará até o término da apuração.
Durante o período de campanha eleitoral e no dia do pleito, vigem normas jurídicas específicas que consideram crime eleitoral condutas de candidatos, eleitores e demais cidadãos, tornando a atuação da PMES imprescindível para coibir essas ações, principalmente hoje, no dia da votação.
Além disso, a Polícia Militar apoia os juízes eleitorais e o Ministério Público Eleitoral no fiel cumprimento da legislação, bem como os presidentes de seções, mesários e demais autoridades envolvidas no processo, no tocante à segurança das urnas, mídias de dados, locais de votação e de apuração.
Diante disso, a PMES está empenhando todos os recursos disponíveis com o objetivo de contribuir para uma eleição tranquila e segura para toda sociedade capixaba.