― Advertisement ―

spot_img

Maioria das mulheres negras conhece pouco a Lei Maria da Penha

Em cada dez brasileiras negras, oito conhecem pouco sobre a Lei Maria da Penha ( Lei nº 11.340/2006 ), o principal mecanismo legal...

Galeria Homero Massena lança catálogo da exposição ‘Reencaixe’

A Galeria Homero Massena, localizada no Centro de Vitória, lança, neste sábado (06), a partir das 14 horas, o catálogo da exposição “Reencaixe”, do artista Natan Dias. A mostra nos convida a uma reflexão profunda sobre a natureza das coisas.

Ao selecionar um material industrial, como o aço e o ferro, Natan Dias busca desenvolver a mobilidade e a temporalidade desses elementos, tão inerentes à experiência humana. Trata-se de um movimento de confluência dos materiais e suas possibilidades tecnológicas, numa lógica de deslocamento da memória no espaço-tempo. Nesse contexto, o aço simboliza a materialidade física e o ferro assume a materialidade espiritual.

O espaço expositivo conta com dois momentos físicos, em que o público se encontra primeiramente com as obras da série Movimento (2022), sendo cinco obras em metal oxidado, originadas da forma estrutural do facão, que, por sua composição, evocam a ideia de uma espacialidade constante, e, em seguida, com materiais, elementos e amostras de como o processo se desenvolve até as peças maiores expostas.

Neste segundo espaço, se encontram obras interativas de formato idêntico às obras de grande porte apresentadas no primeiro espaço, que estão à disposição para que os visitantes mexam e componham novas combinações para os módulos.

No lançamento do catálogo, o artista propõe uma conversa sobre a poética e a prática que o conduziu à elaboração de seu projeto, bem como as etapas de planejamento e até a ligação sensível que o transportou para a ideia de se trabalhar com o metal e o modo de encaixe e reencaixe em suas obras. A atividade iniciará com uma visita guiada por ele mesmo, abrindo em seguida para uma conversa sobre os assuntos mencionados. 

Os catálogos estarão disponíveis para sua retirada gratuita na recepção da Galeria a partir deste sábado (06), até o final da exposição.

A Exposição “Reencaixe” é um projeto contemplado pelo Edital nº 009/2023 – Seleção de Projetos Culturais Setoriais de Artes Visuais, realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

spot_img

Dólar: moeda custa R$ 5,12