spot_img
spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Polícia Militar promove intercâmbio de Gerenciamento de Crises e fortalece integração entre forças de segurança

Nesta semana, a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do Batalhão de Missões Especiais (BME), promoveu o intercâmbio de Gerenciamento de Crises, realizado no auditório da Aspomires, em Vitória. O evento reuniu profissionais das principais forças de segurança pública, com a participação de palestrantes da PMES, Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), Polícia Civil (PCES), Polícia Federal, Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O encontro teve como objetivo o compartilhamento de experiências, conhecimentos e metodologias empregadas no Gerenciamento de Crises, temática estratégica e essencial para a preservação de vidas, que demanda constante atualização, preparo técnico e integração efetiva entre as instituições. Ao longo de dois dias, foram debatidos diferentes cenários operacionais e formas de atuação conjunta em situações de alta complexidade.

Durante a programação, foram ministradas palestras pelo major PM Marcos Eduardo da Silva Teixeira, representando a PMES, com o tema “História e Doutrina de Gerenciamento de Crises na BME/PMES”; pela major BM Fabiane Cruz Pavani da Silva, do CBMES, com a temática “Sistema de Comando em Operações – SCO”; pelo delegado Diego José Pires Brêtas França, da Polícia Federal, que abordou a “Atuação da Polícia Federal no Gerenciamento de Crises e a criação do SIGEC”; pelo policial penal Gladson Rossi da Costa, da DOT/PPES, com a palestra “Gerenciamento de crise no sistema prisional capixaba”; pelo agente Ubiracy Acyoli Ferreira dos Santos, da PRF, com o tema “Atuação em bloqueios e desobstruções de rodovias federais”; e pelo delegado José Darcy Arruda, da PCES, que tratou da “Atuação da PCES em ocorrências com reféns sequestrados”.

A realização do intercâmbio evidenciou a importância da integração entre as forças de segurança para o aprimoramento das doutrinas, o alinhamento de procedimentos e o fortalecimento das respostas operacionais em ocorrências críticas. A troca de informações e experiências contribui diretamente para o aumento da efetividade das ações conjuntas e efetiva conduta em cenários complexos.

A iniciativa reafirma o compromisso do Batalhão de Missões Especiais e da Polícia Militar do Espírito Santo com a busca permanente pelo aprimoramento do conhecimento técnico-operacional, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados à sociedade capixaba e na constante evolução da atuação policial em defesa da vida e da ordem pública.

spot_img
spot_img
spot_img