― Advertisement ―

spot_img

Cerveja, vinho e caipirinha de graça: Pomitafro 2024 deve reunir 40 mil pessoas

A tradicional festa Pomitafro, maior festival de integração étnico-cultural da região sudeste, celebra sua 25ª edição nos dias 30 e 31 de agosto e...

Polícia Militar anuncia Operação Carnaval 2024

A Polícia Militar do Espírito Santo está empenhada em assegurar a segurança e a tranquilidade durante as festividades do Carnaval 2024. Em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (29), foi anunciado o lançamento da “Operação Carnaval”, uma iniciativa estratégica para intensificar a presença policial e garantir a ordem pública durante esse período festivo.

Com o objetivo de proporcionar um ambiente seguro para moradores e turistas que participarão das festividades, a Operação Carnaval contará com um contingente reforçado de policiais militares, patrulhamento ostensivo em áreas de grande concentração, postos de controle e ações preventivas visando coibir atividades criminosas.

A força-tarefa terá início com a Operação Desfile das Escolas de Samba em Vitória, que ocorrerá entre os dias 02 e 04 de fevereiro e terá um efetivo total de 1.200 agentes das Forças de Segurança do Estado, entre policiais militares, civis e bombeiros. Para o Carnaval oficial, a operação compreende o período de 09 a 13 de fevereiro e reunirá um efetivo total de 11.660 agentes das forças de segurança, destes 9.700 serão policiais militares.

Durante a coletiva de imprensa, o comandante-geral, coronel Douglas Caus, enfatizou o compromisso da Polícia Militar em colaborar com as demais instituições e órgãos de segurança para garantir o sucesso do Carnaval, mantendo a paz e a ordem pública. “O foco principal de atuação da Polícia Militar será nos principais pontos de aglomeração para inibir o crime contra o patrimônio, mas também a prevenção de crimes contra a pessoa. Não haverá nenhum prejuízo quanto a realização de operações qualificadas que estão sendo realizadas nas áreas conflagradas”, afirmou o comandante.

A Operação Carnaval incluirá ações como abordagens a pessoas e veículos, operações de inteligência e focadas nos terminais de ônibus, além de ações integradas com as Guardas Municipais para uma resposta rápida a qualquer situação.

No Carnaval oficial, a Polícia Militar empregará o efetivo para atuar no policiamento ostensivo a pé e em viaturas. O Batalhão de Missões Especiais (BME) e o Batalhão de Ações com Cães (BAC) reforçarão as ações de segurança na Região Metropolitana da Grande Vitória. O Regimento de Polícia Montada (RPMont) também vai atuar na Grande Vitória, além dos municípios de Conceição da Barra e Piúma.
Já o Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) atuará em ações de fiscalização ambiental em todo o Estado e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) reforçará as ações de fiscalização no trânsito na Grande Vitória e em Rodovias Estaduais de todo o Espírito Santo, empregando radares móveis, etilômetros e drones.