O governador Renato Casagrande (PSB) autorizou na manhã desta terça-feira (03/09) a convocação de mais 42 delegados de Polícia Civil para recompor o efetivo previsto nos quadros da instituição, que é de 300 profissionais, conforme o Quadro Organizacional. O anúncio foi feito pelas redes sociais do governador, que se encontra em Brasília. Os convocados são do concurso de 2022, cuja primeira parte – 40 delegados – já começou a trabalhar.
“Estou autorizando a convocação de mais 42 delegados para preencher as vagas das carreiras de Delegados de Polícia Civil. É a segunda turma do concurso que está sendo convocada. A gente vai preencher as vagas na carreira dos delegados. Vamos fortalecer o programa Estado Presente e garantir ainda mais proteção para a população capixaba. Já autorizei o secretário da Segurança {Leonardo Damasceno] e o delegado-geral da Polícia Civil [José Darcy Arruda] a fazer essa convocação para fortalecer o Programa Estado Presente em Defesa da Vida e levar mais segurança ao povo do Espírito Santo”, disse Casagrande.
Darcy Arruda agradeceu mais uma vez a sensibilidade do governador Casagrande com as questões da segurança pública e acrescentou ter levado a Renato Casagrande a informação de que, hoje, pelo menos 43 delegados se encontram em “abono permanência”. Deste total, 31 têm mais de 60 anos de idade e, por isso, poderão se aposentar em breve: “Vamos alocar os novos delegados nas delegacias onde há necessidade; eles vão preencher o vazio em algumas cidades”, explicou o delegado-geral da Polícia Civil capixaba.
Em abril de 2024, a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) convocou 40 aprovados no concurso de delegados de 2022 para apresentar as documentações para tomar posse do cargo público. Em outubro de 2023, eles foram convocados para iniciar o Curso de Formação Profissional na Academia de Polícia (Acadepol). Agora, os 42 aprovados vão iniciar também o Curso de Formação Profissional para Delegado de Polícia, que é a última etapa do Concurso Público para o Cargo de Delegado de Polícia.
Com informações do blog do Elimar Côrtes