Tem início hoje (24), a Operação Nárke, que reforçará o policiamento ostensivo em todo o estado do Espírito Santo com operações voltadas ao combate do tráfico de drogas.
No plano de operação da Polícia Militar está previsto que o emprego de seus recursos seja direcionado aos locais e horários de maior demanda, conforme dados estatísticos relacionados a esse tipo de crime. Com isso, será estabelecida uma rotina de operações em áreas urbanas e rurais com caráter preventivo e repressivo através de blitze, com abordagem a pessoas em fundada suspeita, ônibus e táxis e demais veículos.
O combate ao delito de narcotráfico, independentemente da diversidade de delitos que integram e que também o caracterizam como crime organizado, tem mobilizado esforços em diferentes níveis (legislativo, policial, judicial, investimento de recursos humanos e financeiros, dentre outros).
Nesse processo de resolução dos problemas do crime organizado transnacional, os governos interessados realizam anualmente campanhas e operações no mês de junho, mês em que se comemora o “Dia Internacional de Combate às Drogas”. Nesse contexto, a PMES estará realizando a Operação “Nárke” no período compreendido, conjuntamente com outros órgãos, com a finalidade de combater o tráfico de entorpecentes em suas diversas formas de ocorrência.