― Advertisement ―

spot_img

Carreata de São Cristóvão é acompanhada por grande número de fiéis em Nova Venécia

Aconteceu no último sábado (20), a tradicional carreata em homenagem a São Cristóvão, com saída em frente à comunidade Ascensão. O evento é realizado para...

ONG Voluntários do Bem realiza campanha de cadastro de doação de medula óssea

Neste sábado, dia 22, entre 7h30 e 11h30, a ONG Voluntários do Bem realizará uma importante campanha de cadastro de doação de medula óssea no saguão da Prefeitura de Nova Venécia. A iniciativa visa encontrar um doador 100% compatível para Esther Pratti de Souza, uma menina de 9 anos diagnosticada com leucemia mieloide crônica, que necessita urgentemente de um transplante de medula.

Esther recebeu seu diagnóstico no dia 21 de março deste ano através de um mielograma realizado no Hospital Infantil, em Vitória, após apresentar sintomas como dor de garganta, dor de cabeça e sinais gripais. Desde então, ela está em tratamento de imunoterapia enquanto aguarda o transplante.

Devido à baixa imunidade, Esther não pode frequentar a escola e deve evitar o convívio social. Atualmente, ela pesa pouco mais de 21 quilos e passa a maior parte do tempo deitada, pois se cansa com facilidade.

A mãe de Esther, Maria Aparecida Pratti da Silva, de 52 anos, relatou as dificuldades enfrentadas pela família: “Nossa rotina mudou completamente. Ela fica quase o dia todo na cama e não tem muito ânimo para brincar. Quase não está se alimentando, fico o tempo todo oferecendo algo para ela comer, mas quase não come.”

Maria Aparecida também destacou como a ONG Voluntários do Bem tem sido um suporte fundamental durante este período: “Era sempre uma criança super alegre, gosta de desenhar, pintar, brincar com os sobrinhos. Tudo está sendo muito difícil, mas eu encontrei apoio de muitas pessoas, graças a Deus. O pessoal da ONG Voluntários do Bem passou a ser minha segunda família, o apoio deles me deu mais segurança, esperança, me mostrou que eu não estou sozinha.”

Além de Esther, a família é composta por mais três irmãos: Lucas, Luana e Tatyane.

A participação na campanha deste sábado é essencial para aumentar as chances de encontrar um doador compatível para Esther e salvar sua vida. Toda a comunidade está convidada a comparecer e realizar o cadastro de doador de medula óssea, um ato de solidariedade que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas que enfrentam doenças graves.

Informações sobre a “Ação pela Esther” podem ser obtidas pelos números (27) 99978-4929 ou (27) 99974-7466.

Para se cadastrar, é necessário ter entre 18 e 35 anos, não possuir histórico de câncer, não ter doenças hematológicas e não ter hepatite B e C.

COMO FUNCIONA O CADASTRO DE MEDULA ÓSSEA?

Você comparece ao local do cadastro ou a qualquer hemocentro para realizar o seu, doa 5 ml de sangue para teste de compatibilidade e pronto.

Seu cadastro permanecerá ativo até você completar 60 anos de idade. Quando for encontrado um paciente compatível, você será chamado para salvar uma vida. A chance de encontrar um doador compatível é de uma para 100 mil cadastros

A doação de medula óssea pode tratar mais de 80 doenças, como leucemias, anemias graves, deficiências do sistema imunológico, linfomas, entre outras.