Segundo Vilmara Fernandes, em ‘A Gazeta’, nos próximos meses até o início de maio, ocorrerá uma mudança significativa no alto comando da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Dos 21 coronéis que ocupam funções de gestão na corporação, 14 estarão se aposentando, juntamente com outros dois que já se aposentaram nos meses anteriores. Isso resultará na abertura de 16 vagas na mais alta patente. Além disso, espera-se que ocorram outras movimentações nos meses seguintes.
Os novos coronéis encontrarão um efetivo policial que é um dos menores dos últimos dez anos, contando com 7.890 policiais, de acordo com o Fórum de Segurança Pública do Brasil. Nesse mesmo período, houve um aumento populacional, o surgimento de aglomerações urbanas, o aumento da violência e dos conflitos com o tráfico. Além disso, devido às regras de aposentadoria dos militares, eles terão pouco tempo para atuar, no máximo um ano. Essa situação ocorrerá em um cenário de ano eleitoral, o que também demanda atenção da corporação.
O comandante da PM, coronel Douglas Caus, destaca que os coronéis que assumirão o alto comando possuem perfis mais técnicos. Essa característica, aliada aos investimentos que vêm sendo feitos, como a compra de armas, viaturas, munição, tecnologia e inteligência, melhorias na estrutura física das unidades policiais, realização de concursos e pagamento de escalas extras, permitirá oferecer um policiamento mais qualificado e eficiente. A meta da Polícia Militar é ter um efetivo motivado, treinado, qualificado e preciso.
Vão deixar os cargos os coronéis que ingressaram em 15 de julho de 1993. São eles:
- Robertson Wesley Monteiro Pires – Subcomandante
- Celso Luiz Ferrari – Estado-Maior Geral
- Marcelo Corrêa Muniz – Controladoria
- Roberto Mauro da Rocha – Diretoria de Logística
- Giuliano Menegatti – Diretoria de Administração de Frota
- Rodrigo Araújo Bulhões – Diretoria de de Tecnologia, Informação e Comunicação
- Marcio Arantes Burgos – Diretoria de Educação
- Welington Barbosa Pessanha – Diretoria de Saúde
- Cristian Felix Tomé – Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária
- Mário Marcelo Dal Col – 2º Comando de Polícia Ostensiva Regional
- Rômulo Souza Dias – 4º Comando de Polícia Ostensiva Regional
- Flávio Pereira Santiago – 5º Comando de Polícia Ostensiva Regional
- Paulo Roberto Schulz Barbosa – 6º Comando de Polícia Ostensiva Regional
- Emerson Caus – Comando de Polícia Ostensiva Especializado