― Advertisement ―

spot_img

Cuidados essenciais para preservar a saúde da coluna

Nos dias atuais, os problemas de coluna acabam afetando uma grande parcela da população. E a parte ruim desse problema é que ele não...

O que é Bard? Como funciona a IA do Google? Saiba tudo!

O Google Bard foi lançado no mercado brasileiro em julho de 2023. A ideia é a mesma por trás do ChatGPT, desenvolvido pela OpenIA: criar uma inteligência artificial conversacional que interage de forma espontânea com o usuário como se fosse um ser humano.

Ela traz informações gerais, escreve poemas, dá dicas para receitas, agenda reuniões, organiza planilhas e conversa sobre qualquer outro assunto. 

A plataforma ainda está em fase experimental, o que pode acarretar em algumas respostas mais imprecisas nesse primeiro momento. Entretanto, as expectativas é que no futuro a IA do Google venha para revolucionar este segmento.

Em um contexto no qual o ChatGPT já possui mais de 100 milhões de contas cadastradas, segundo ,  espera-se que o Bard surfe na imensa popularidade do Google e nos vários recursos extras que possui para superar essa marca do concorrente.

Mas, afinal, o que é e como funciona a IA do Google? Quais são suas vantagens e diferenças em relação ao ChatGPT? Como acessá-la e otimizar tarefas do dia a dia com ela?

Confira nosso conteúdo até o fim e saiba tudo!

O que é Bard?

O Bard é a nova IA do Google com chatbot capaz de interpretar perguntas de forma bastante eficaz para gerar interações espontâneas, versáteis e extremamente naturais com seus usuários. 

Em suma, a sensação é de estar conversando com outra pessoa real, mas com conhecimento enciclopédico para te ajudar no que você precisa.

Esse conhecimento enciclopédico deriva do imenso banco de dados atualizado praticamente em tempo real que consegue rastrear as melhores respostas para as perguntas feitas pelos usuários.

Para fazer essa informação transitar de forma eficiente, o Google investiu em duas linguagens de programação próprias para desenvolver essa ferramenta: Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo (LaMDA) e o Modelo de Linguagem de Caminhos (PaLM 2).

Para além de trazer respostas rápidas e naturais para os usuários, o Bard também:

  • estrutura planilhas;
  • agenda eventos e reuniões;
  • traduz textos;
  • ajuda na geração de códigos para desenvolvedores, etc.

Porém, é sempre importante lembrar que o Bard Google ainda está passando por períodos de testes, o que o torna ainda vulnerável a erros e incapaz de entregar todas as suas funcionalidades.

Como acessar o Bard?

Entendeu o que é Bard? Então você deve estar se perguntando agora como acessá-lo. Primeiramente,  é preciso ter uma conta no Google para ter acesso à plataforma. Depois, basta seguir o passo a passo:

  1. Faça login na sua conta Google para poder usar todas as funcionalidades da empresa;
  2. Entre no site do Bard (https://bard.google.com/);
  3. Na página inicial, escolha a opção “Quero testar o Bard”;
  4. Leia os termos sobre privacidade e clique no botão “Mais” até o final;
  5. Clique em “Concordo”;
  6. Surgirá uma mensagem relembrando sobre o estágio experimental da ferramenta, clique em “Continuar”;
  7. Comece a utilizar a IA do Google.

Vale lembrar que o acesso ao Bard só se dá pelo navegador, seja em computadores ou dispositivos móveis. Isso é, ainda não existe um app para a plataforma.

Como ela se diferencia de outras IA?

A principal diferença entre o Bard e outras IA, principalmente o ChatGPT, está na linguagem de programação utilizada pelos desenvolvedores. 

Afinal, o LaMDA e o PaLM 2 são modelos de linguagem criados e exclusivos do Google.Já o ChatGPT usa o GPT-3.5 em sua versão gratuita e o GPT-4.0 na opção premium.

Na prática, o principal impacto que isso acarreta é que o Bard tem um banco de dados mais completo e atualizado que traz informações em tempo real para o usuário. 

Por outro lado, o ChatGPT tem um banco de dados bem mais limitado e que só vai até o ano de 2021. Portanto, fatos e acontecimentos que vieram a tona de 2022 até aqui ainda não foram armazenados pela plataforma.

Além disso, o Bard tem alguns recursos na versão gratuita que só existem na versão paga do ChatGPT, como a exportação de prompts de comando diretamente para o Google Docs.

Como otimizar tarefas com ela? 

Afinal, agora que você entendeu o que é Bard e os meios de acessá-lo, vamos falar de uma de suas principais funcionalidades: a capacidade de otimizar tarefas.

Além fornecer conhecimento enciclopédico e prático para ajudar na execução de tarefas, o Bard também possui outros efeitos práticos, como:

  • organização de planilhas para criação de tabelas e gráficos. Basta determinar o que inserir nas colunas e nas linhas que o chatbot organiza tudo para você!
  • redação de e-mails de acordo com as normas e contexto previamente definido pelo usuário. O tom é mais formal ou mais informal? Qual o objetivo e quem é o destinatário? Todas essas informações contribuem para redação
  • Agendamento automático de reunião de acordo com disponibilidade dos participantes.
  • resumo de vídeos para otimizar o tempo do usuário.

Incrível, não é mesmo? Essa ferramenta pode trazer grande ajuda no universo corporativo para otimizar processos e o tempo dos profissionais. 

Não é por acaso que ferramentas de automação, como plataformas de atendimento ao cliente, vêm se tornando cada vez mais indispensáveis.

Entendeu direitinho o que é Bard? Para mais conteúdos de qualidade, continue acompanhando nosso blog. Até a próxima!