Por Cíntia Zaché, da Rede Notícia
A Loja Universo Orgânico é uma junção de associados, que disponibilizam seus produtos na unidade, cultivados sem agrotóxicos, e respeitando a sazonalidade natural, ou seja, cada alimento tem sua época do ano de ser produzido.
O Pedro Paulo Colonno é um agricultor do setor, e mantém a produção em sua propriedade, de forma família, já que trabalha por lá, além dele, o pai dele, o seu Pedro Colonno Neto, 69 anos, e a dona Vitorina Maria Hortelã Colonna, 64.
Na reportagem, ainda tem dados da Associação Veneciana de Agroecologia – Universo Orgânico e da loja, local onde são comercializados os produtos dos associados.
12 anos na produção orgânica
“Nós produzimos de acordo com a época, o produto orgânico é sazonal, nós respeitamos o meio ambiente e, comercializamos produtos orgânicos sem veneno. O que não quero para minha família, não quero pra os outros. O nome da nossa propriedade é Sítio Floresta Orgânicos, passou a ser nosso desde 2005. Enquanto estamos aqui, essas terras nunca viram agrotóxico, a terra é pura. Desde 2010 fomos certificados como orgânicos, já tem 12 anos. A produção é feita por mim, pelo meu pai e minha mãe, comercializamos cerca de 10 toneladas por ano, entregamos nossos produtos uma vez por semana na Loja dos Orgânicos, e vendemos na feira aos sábados, também. Plantamos frutas, verduras, hortaliças, folhas, milho, feijão, aipim. Sempre fui agricultor e, vou continuar na agroecologia. As pessoas têm o mito de achar que o orgânico é caro, não é. Nós, os associados da Associação Veneciana de Agroecologia – Universo Orgânico, trabalhamos sem atravessador, é do campo, para a loja, isso ajuda no preço, podem conferir lá, que temos produtos com preço igual ou até menor que o supermercado”
Pedro Paulo Colonno, 44 anos, um dos proprietários do Sítio Floresta Orgânicos
Universo Orgânico
Fundada em 2004, a Associação Veneciana de Agroecologia – Universo Orgânico, surgiu da necessidade de um grupo de produtores de orgânicos se organizar.
Atualmente, são 16 associados, que cultivam de forma orgânica os mais variados produtos, e tem como presidente da associação, o Lúcio Lopes e vice-coordenador, Primo Dalmásio. “O modelo orgânico tem nos ajudado na renda e, em manter a família no campo, evitando o êxodo rural, além de ser algo saudável”, explica Primo Dalmásio.
Nova Venécia é o segundo maior produtor de orgânicos do Espírito Santo. A lista de itens produzidos inclui: hortaliças diversas, frutíferas, queijos, café, cereais com destaque para arroz, milho, feijão, e, na produção de café conilon orgânico, é o maior produtor do Estado.
A Associação Veneciana, além de ter a loja que funciona no Hortomercado, têm associados que comercializam produtos na feira, e ainda, a associação participa do Programa Alimentação Escolar (PNAE), Compra Direta de Alimentos (CDA) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Só em 2024, a associação produziu e comercializou cerca de 400 toneladas de produtos, somente nos programas citados. A soma do que é vendido na loja e feira, não foi informado.
A unidade de comercialização de produtos da agricultura familiar funciona das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, e no sábado das 7h30 ao meio dia.
