spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Influenciador Henrique Maderite é achado morto

O influenciador digital Henrique Maderite, de 50 anos, foi encontrado morto em um haras no distrito de Amarantina, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais,...

“O bem que quero para minha família, quero para os outros”, fala o agricultor Pedro Paulo Colonno

Por Cíntia Zaché, da Rede Notícia

A Loja Universo Orgânico é uma junção de associados, que disponibilizam seus produtos na unidade, cultivados sem agrotóxicos, e respeitando a sazonalidade natural, ou seja, cada alimento tem sua época do ano de ser produzido.

O Pedro Paulo Colonno é um agricultor do setor, e mantém a produção em sua propriedade, de forma família, já que trabalha por lá, além dele, o pai dele, o seu Pedro Colonno Neto, 69 anos, e a dona Vitorina Maria Hortelã Colonna, 64.

Na reportagem, ainda tem dados da Associação Veneciana de Agroecologia – Universo Orgânico e da loja, local onde são comercializados os produtos dos associados.

» “O modelo orgânico tem nos ajudado na renda e, em manter a família no campo, evitando o êxodo rural, além de ser algo saudável”, explica Primo Dalmásio

12 anos na produção orgânica

“Nós produzimos de acordo com a época, o produto orgânico é sazonal, nós respeitamos o meio ambiente e, comercializamos produtos orgânicos sem veneno. O que não quero para minha família, não quero pra os outros. O nome da nossa propriedade é Sítio Floresta Orgânicos, passou a ser nosso desde 2005. Enquanto estamos aqui, essas terras nunca viram agrotóxico, a terra é pura. Desde 2010 fomos certificados como orgânicos, já tem 12 anos. A produção é feita por mim, pelo meu pai e minha mãe, comercializamos cerca de 10 toneladas por ano, entregamos nossos produtos uma vez por semana na Loja dos Orgânicos, e vendemos na feira aos sábados, também. Plantamos frutas, verduras, hortaliças, folhas, milho, feijão, aipim. Sempre fui agricultor e, vou continuar na agroecologia. As pessoas têm o mito de achar que o orgânico é caro, não é. Nós, os associados da Associação Veneciana de Agroecologia – Universo Orgânico, trabalhamos sem atravessador, é do campo, para a loja, isso ajuda no preço, podem conferir lá, que temos produtos com preço igual ou até menor que o supermercado”
Pedro Paulo Colonno, 44 anos, um dos proprietários do Sítio Floresta Orgânicos


Universo Orgânico

Fundada em 2004, a Associação Veneciana de Agroecologia – Universo Orgânico, surgiu da necessidade de um grupo de produtores de orgânicos se organizar.

Atualmente, são 16 associados, que cultivam de forma orgânica os mais variados produtos, e tem como presidente da associação, o Lúcio Lopes e vice-coordenador, Primo Dalmásio. “O modelo orgânico tem nos ajudado na renda e, em manter a família no campo, evitando o êxodo rural, além de ser algo saudável”, explica Primo Dalmásio.

Nova Venécia é o segundo maior produtor de orgânicos do Espírito Santo. A lista de itens produzidos inclui: hortaliças diversas, frutíferas, queijos, café, cereais com destaque para arroz, milho, feijão, e, na produção de café conilon orgânico, é o maior produtor do Estado.

A Associação Veneciana, além de ter a loja que funciona no Hortomercado, têm associados que comercializam produtos na feira, e ainda, a associação participa do Programa Alimentação Escolar (PNAE), Compra Direta de Alimentos (CDA) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Só em 2024, a associação produziu e comercializou cerca de 400 toneladas de produtos, somente nos programas citados. A soma do que é vendido na loja e feira, não foi informado.

A unidade de comercialização de produtos da agricultura familiar funciona das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, e no sábado das 7h30 ao meio dia.

spot_img
spot_img
spot_img