A Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees) completa, neste domingo (10), 116 anos de existência. E, para comemorar a data, a autarquia ganhou uma exposição virtual que reúne textos, imagens, documentos, vídeos e depoimentos de quem fez parte dessa história.
A exposição faz parte do projeto Memória Jucees e traz para o ambiente virtual os principais fatos que marcaram a história não apenas da Jucees, com também da memória mercantil capixaba. Por meio dos principais marcos temporais, a exposição rememora a criação da entidade numa cidade ainda em processo de urbanização, os momentos econômicos mais expressivos que exigiram reformulações da Junta, as diferentes sedes e os novos papeis que passou a desempenhar com os novos cenários.
Além dos textos e imagens complementares, a exposição conta com uma linha do tempo ao lado direito da página, onde basta passar o mouse sobre as datas para conferir os fatos marcantes da história. E, ao clicar no ícone de fotos, o visitante também tem acesso a mais imagens de cada tempo.
A exposição virtual conta ainda com a imagem dos quadros de presidentes desenhados ao estilo bico de pena (réplicas dos físicos que estão na plenária da Jucees); além de entrevistas em vídeo dos presidentes mais recentes e depoimentos de servidores de longa data.
O visitante também pode assistir ao vídeo da perfuradora que era utilizada até recentemente para datação manual dos documentos, como também os atos originais ainda preservados na Jucees, como o da empresa Santos & Cia, de 1922.
Serviço
Exposição Virtual Jucees
https://apps.jucees.es.gov.br/memoria_jucees/