spot_img
spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Mutirão de cirurgias oftalmológicas atende 137 pacientes

Nos dias 29 e 30 de agosto, o Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco, foi palco de um importante mutirão de cirurgias oftalmológicas, contemplando moradores do município e de cidades vizinhas. A ação representa um avanço significativo para a saúde pública regional, promovendo mais qualidade de vida e acessibilidade aos atendimentos especializados.

Na sexta-feira (29), foram agendadas 107 cirurgias de catarata (facoemulsificação), com 81 pacientes comparecendo para o procedimento. Também foram realizados exames de ultrassonografia de globo ocular/orbita (USG), com 7 agendamentos e 5 pacientes presentes.

Já no sábado (30), todos os pacientes operados de catarata compareceram para o pós-operatório imediato (revisão), garantindo o acompanhamento necessário. Também estavam programadas 97 cirurgias de pterígio, das quais 51 foram realizadas devido à ausência de parte dos pacientes. Aqueles que não puderam comparecer deverão remarcar seus procedimentos para reiniciar o processo de triagem e atendimento.

Atendimento humanizado e estrutura local

Os pacientes que passaram pelas cirurgias de catarata receberam óculos escuros de proteção e colírios gratuitos, assegurando os cuidados essenciais no pós-operatório. A iniciativa teve grande aprovação da população, que elogiou especialmente o atendimento da equipe, com destaque para a coordenadora do serviço de oftalmologia, Selma Ataíde, profissional reconhecida por sua experiência e dedicação.

Estiveram presentes durante o mutirão na sexta, o prefeito em exercício, Wanderson Melgaço, o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, e o diretor do hospital, Vinicius Pimenta, além do diretor administrativo Leonardo Viana. A presença de autoridades reforça o comprometimento com o fortalecimento da saúde pública municipal.

Fim das longas viagens para cirurgias 

Antes da implantação dos serviços oftalmológicos em Barra de São Francisco, os pacientes precisavam viajar até Conceição da Barra, saindo de madrugada e retornando apenas no final da tarde, muitas vezes tendo que repetir a jornada no dia seguinte. Agora, com a regionalização do atendimento, esse cenário mudou: os procedimentos são feitos próximo de casa, com mais conforto, segurança e economia para todos.

O mutirão foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde. A iniciativa contou ainda com o apoio direto do prefeito Enivaldo dos Anjos e do deputado estadual Mazinho dos Anjos.

Compromisso com a saúde regional

“Essa conquista também atendeu os municípios vizinhos, garantindo mais conforto, segurança e dignidade para a nossa população”, afirmou o prefeito Enivaldo dos Anjos. Já o prefeito em exercício, Wanderson Melgaço, destacou: “Esse é um passo fundamental para descentralizar atendimentos e oferecer mais qualidade de vida aos francisquenses e moradores da região.”

O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, também comemorou: “As constantes viagens até Conceição da Barra eram cansativas, sobrecarregavam equipes e representavam custos elevados. Agora teremos esse serviço aqui, perto de casa.”

O sucesso do mutirão também teve a contribuição fundamental do Secretário Estadual de Saúde, Thiago Hoffman, e do Governador Renato Casagrande, bem como do vice-governador Ricardo Ferraço, que, segundo as autoridades municipais, foram peças-chave para a concretização do projeto.

Barra de São Francisco como referência em saúde

Com essa iniciativa, Barra de São Francisco dá mais um passo para se consolidar como referência em saúde pública na região, garantindo um atendimento mais humano, eficiente e acessível. “Estamos vivendo um novo momento para a saúde pública local. Esse avanço vai beneficiar milhares de pessoas e mostra o compromisso da gestão com a melhoria contínua do atendimento”, concluiu o secretário Elcimar.

spot_img
spot_img
spot_img