― Advertisement ―

spot_img

Pé-de-Meia: 2º parcela do incentivo frequência nesta segunda

A CAIXA paga, nesta segunda-feira, 27 de maio, segunda parcela do Incentivo Frequência do Programa Pé-de-Meia para os estudantes nascidos nos meses de janeiro...

MIDR reconhece a situação de emergência em mais 18 cidades atingidas por desastres

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em mais 18 cidades atingidas por desastres em cinco estados do país. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (8)<\/a>. Com a medida, os municípios podem solicitar recursos do Governo Federal para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços e reconstrução de infraestruturas e moradias.

Na Bahia, as cidades de Itaju do Colônia, Pedro Alexandre e Santa Luzia foram castigadas pelas fortes chuvas, assim como os municípios de Bandeira, Mendes Pimentel, Salinas e São Pedro do Suaçuí, em Minas Gerais.

No Paraná, a cidade de Jesuítas foi atingida por vendaval, enquanto Pontal do Paraná também foi afetado por chuvas intensas.

Já no Rio Grande do Sul<\/a>, os municípios de Arroio do Meio e Humaitá foram atingidos por vendaval. Já Eldorado do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Santo Expedito do Sul foram castigados por fortes chuvas, enquanto Guaíba registrou inundações.

Por fim, no Acre, os municípios de Manoel Urbano e Rodrigues Alves<\/a> registaram inundações.

Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link<\/a> a lista completa dos cursos.

Fonte: MIDR

Imagem: MIDR/DivulgaçãoImagem: MIDR/Divulgação