A semana no Espírito Santo começou com tempo frio, nublado e chuva, após um domingo de calor intenso. A chegada de uma massa de ar fria deve derrubar ainda mais as temperaturas nos próximos dias. Em algumas regiões, a mínima pode chegar a 7 graus.
Nesta segunda-feira (13), uma frente fria avançou pelo litoral da Região Sudeste. Por conta disso, também há previsão de ventos fortes nas cidades costeiras.
🔎 A massa de ar frio e seco atua depois da passagem da frente fria, estabiliza o tempo, reduz a nebulosidade e mantém as temperaturas mais baixas, principalmente durante as manhãs.
Nesta terça (14), os ventos umidos do mar favorecem a chuva nas regiões Nordeste, Sul e Litoral capixabas. As temperaturas devem seguir baixas em todo o estado.
Na quarta (15), chove rápido entre a madrugada e a manhã no litoral do estado, nas regiões Sul e extremo Norte devido à entrada de umidade trazida por ventos costeiros. Nas demais regiões, o sol aparece entre nuvens, sem previsão de chuva. Mas as temperaturas ainda ficam baixas.
Em Venda Nova do Imigrante e Ibitirama deve fazer 9 e 8 graus na terça e quarta-feira, respectivamente. Em Santa Teresa, as temperaturas mínimas pode chegar a 10 e 9 graus nos mesmos dois dias. Já Domingos Martins pode registrar nove graus na quarta. Em Divino de São Lourenço, no Sul, na quarta a temperatura mínima pode chegar a 7 graus.
Ainda nesta segunda (13), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para ventos costeiros em 23 municípios do Espírito Santo. Classificado como de “perigo potencial”, o aviso permanece válido até o fim do dia.
O alerta abrange todos os 14 municípios do litoral capixaba, além de nove cidades do interior. Segundo o Inmet, há previsão de intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, com possibilidade de movimentação de dunas de areia sobre construções na orla.
Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
Veja as cidades que podem ser afetadas:
- Alfredo Chaves
- Anchieta
- Aracruz
- Cariacica
- Conceição da Barra
- Domingos Martins
- Fundão
- Guarapari
- Iconha
- Itapemirim
- Jaguaré
- Linhares
- Marataízes
- Marechal Floriano
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- Santa Leopoldina
- São Mateus
- Serra
- Viana
- Vila Velha
- Vitória










