― Advertisement ―

spot_img

Ibovespa recua 0,82% e está cotado aos 124.615 pontos

O índice da bolsa de valores brasileira (Ibovespa) começou as negociações desta sexta-feira (24) cotado aos 124.615 pontos. O patamar foi registrado após queda...

Livro de poemas ‘Encaracoladas’ marca estreia literária de Luiza Vitorio

No próximo dia 25, a escritora Luiza Vitorio lança o livro de poemas “Encaracoladas”, que marca sua estreia na literatura. Publicada pela Editora Cousa, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), a obra reúne poemas escritos entre 2017 e 2023, além de trazer ilustrações criadas a partir do projeto “Rabiscos Periférikas”, idealizado pela artista. O evento de lançamento acontece no Centro Cultural Triplex Vermelho, no Centro de Vitória, a partir das 17 horas.

“‘Encaracoladas’ é a realização de um sonho de infância, que reúne meus devaneios e ilustrações, transformados em poesia. Costumo dizer que utilizo as artes como uma forma de exprimir e imprimir as vivências que adquiri na minha sobrevivência como mulher periférica e ser social que afeta e é afetada pelas realidades em que estou inserida”, afirma Luiza Vitório.

Na contracapa do livro “Encaracoladas”, a professora Cibele Verrangia, doutora em Letras e pós-doutoranda em Ciência Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), apresenta a autora negra capixaba aos leitores e destaca a importância da obra na literatura de autoria feminina negra, que, segundo a docente, se constitui atualmente como um lugar de encontro e um espaço seguro de criação e autoproteção, utilizando como exemplo a “escrevivência” — categoria literária criada pela escritora Conceição Evaristo.

“Luiza é a guerreira gloriosa, a luminosidade, é arma pronta para enfrentar todas as formas de opressão, objetificação, racismo, machismo que ainda insistem em existir e aniquilar corpos pretos. Vem usando a poesia, o conto, a dança, a performance, a música, o teatro como ferramentas de resistência e insistência em sobreviver e plenamente existir livre e sedenta por justiça e igualdade”, escreve Cibele Verrangia.

Depois de ter participado da obra publicada em 2017, intitulada “De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de Expressões Artísticas de Mulheres Negras no Espírito Santo”, com o poema “Referência”, Luiza Vitório agora estreia com “Encaracoladas”, um livro no qual leitores, segundo afirma Cibele Verrangia, poderão conhecer a força da poesia negra como possibilidade de afirmação da negritude, “da mulheridade, da favela (…), de realização do encontro ancestral” e também como lugar de feitura de “uma poética que é visão, denúncia, crítica, afeto e cura”.

Serviço:
Lançamento do livro “Encaracoladas”, de Luiza Vitorio.
Quando: 25/05 (sábado)
Horário: às 17h
Local: Centro Cultural Triplex Vermelho, Praça Costa Pereira, Centro de Vitória
Mais informações: instagram.com/rabiscosperiferikas