― Advertisement ―

spot_img

Motos e cilindradas: entenda as diferenças e faça a escolha certa

Entenda as características de cada tipo e saiba qual combina melhor com seu estilo de pilotagem Se você pretende comprar uma nova moto, saiba que...

Leveraged Buyout (LBO): como funciona em aquisições?

O Leveraged Buyout (LBO) é uma estratégia de aquisição corporativa em que a compra de uma empresa usa uma combinação de capital próprio e dívida adquirida. O objetivo é o investidor ter um investimento inicial mais baixo e alavancar a transação com foco em gerar retornos expressivos no futuro.

Geralmente, firmas de private equity usam o método para comprar e reestruturar empresas com potencial de crescimento e boa projeção de gerar fluxo de caixa para pagar a dívida ao longo dos meses e anos.

Apesar de parecer bastante arriscada, a estratégia é uma ferramenta para avaliar a saúde financeira de negócios à venda e viabilizar o crescimento de uma empresa-alvo sem comprometer o capital próprio do investidor.

Para entender melhor, acompanhe a leitura e aprenda.

O que é Leveraged Buyout (LBO)?

O Leveraged Buyout (LBO) é uma estratégia de aquisição alavancada que os investidores compram uma empresa majoritariamente com financiamento por dívidas, ou seja, empréstimos, e por uma pequena parte de recursos próprios.

Nesse modelo, um investidor, geralmente uma firma de private equity, utiliza a dívida para cobrir grande parte do custo da aquisição, e oferece os ativos da empresa adquirida como garantia para o empréstimo.

O objetivo é adquirir um negócio com um investimento inicial reduzido e, posteriormente, reestruturá-lo ou otimizar sua operação para gerar retornos financeiros significativos. Assim, o investidor usa o fluxo de caixa para pagar a dívida ao longo do tempo.

Essa estratégia permite a aquisição de empresas com menos capital próprio, mas implica riscos elevados se a companhia não gerar o fluxo de caixa esperado para suportar a dívida.

Como funciona o Leveraged Buyout?

A compra alavancada é um método de aquisição com alto volume de capital de terceiros. 

Para entender melhor, veja como o Leveraged Buyout (LBO) funciona na prática por meio das seguintes etapas.

Identificação de empresas-alvo e avaliação

O investidor identifica uma empresa-alvo que deseja adquirir e avalia seu valor, fluxo de caixa e potencial de crescimento.

Estruturação do financiamento

O investidor estrutura o financiamento para combinar dívida e capital próprio.

O empréstimo pode vir de bancos, instituições financeiras ou por meio de títulos de dívida corporativa, enquanto o capital próprio é proveniente de uma firma de private equity ou grupo de investidores.

Aquisição e uso da dívida

Com a estrutura do pagamento pronta, é hora de seguir a transação e efetivar a aquisição. A garantia da dívida são os ativos da empresa adquirida e os fluxos de caixa futuros. 

Reestruturação e melhoria

Após a aquisição, o investidor pode implementar estratégias de reestruturação para melhorar a eficiência operacional, cortar custos e aumentar a rentabilidade.

Gestão da dívida e pagamento

A empresa usa seu fluxo de caixa para pagar as parcelas da dívida. Esse processo pode levar meses, até anos.

Saída lucrativa

Após a reestruturação e melhora dos resultados, o investidor realiza uma saída lucrativa, que pode ser pela venda da empresa, uma oferta pública inicial (IPO), ou outro tipo de operação.

Quais os benefícios do Leveraged Buyout?

Tanto os investidores quanto os sócios da organização recebem os benefícios do Leveraged Buyout (LBO), apesar de ser uma operação de alto risco.

Conheça as principais vantagens do método de aquisição de empresas no mercado:

  • alavancar o capital próprio: permite que investidores adquiram empresas maiores ou mais valiosas com um investimento inicial menor;
  • retorno potencial elevado: com o uso da dívida, os investidores podem obter um retorno maior sobre o capital investido se a empresa adquirida melhorar sua rentabilidade e aumentar seu valor;
  • alto potencial de valorização: com reestruturação e gestão eficaz, a companhia pode se valorizar substancialmente. Assim, oferece oportunidades para a venda da empresa a um preço superior ao custo inicial.

Esses benefícios tornam o LBO uma estratégia atrativa para investidores de private equity e fundos de investimento que buscam altos retornos e estão dispostos a assumir riscos associados ao uso da dívida.

Por ser um método de aquisição complexo, é fundamental contar com consultores especializados em M&A e com conhecimento do mercado. Procure uma boutique confiável e com experiência no seu setor de atuação. Bons negócios!

Fonte: Capital Invest, uma das principais boutiques de M&A no Brasil, com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro para avaliação, compra e venda de empresas.