spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Lacen/ES é selecionado para realizar o monitoramento genômico de projeto desenvolvido pelo Instituto Butantan

A excelência nos processos de trabalho e dos profissionais que atuam no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espírito Santo (Lacen/ES) trouxeram para o ano de 2026 uma importante parceria: o Lacen/ES foi o laboratório público escolhido pelo projeto Centro para Vigilância Viral e Avaliação Sorológica (CeVIVAS), do Instituto Butantan, para realizar o monitoramento genômico de arboviroses e vírus respiratórios circulantes no Brasil.

A parceria foi firmada oficialmente nessa quarta-feira (11), durante a visita de representantes do Butantan ao Estado. Em encontro aconteceu com a presença subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso e do diretor do Lacen/ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, que receberam a diretora do Centro de Desenvolvimento Científico (CDC) do Butantan e gestora do CeVIVAS, Sandra Coccuzzo e o médico do consultório CeVIVAS, Antônio Jorge Martins.

“O objetivo central do CeVIVAS é, por meio do conhecimento de vocês, conseguir mostrar para o Instituto que a nossa vacina está atualizada. É um trabalho fantástico que vocês fazem aqui, e para mim, é uma honra muito grande de vocês terem aberto as portas para o projeto. E, na verdade, vocês têm muito a colaborar conosco, temos muito o que aprender”, celebrou a diretora do Centro de Desenvolvimento Científico (CDC) do Butantan e gestora do CeVIVAS, Sandra Coccuzzo.

O CeVIVAS tem como objetivo conhecer as variantes circulantes no País para a melhoria das vacinas desenvolvidas pelo Instituto Butantan. O projeto, que teve início em 2022, realiza uma constante vigilância genômica dos vírus Influenza, SARS-CoV-2 e DENV circulantes no estado de São Paulo, no Brasil e nos países vizinhos.

Para o diretor do Lacen/ES, Rodrigo Rodrigues, esse novo passo dado traz ainda mais relevância aos trabalhos produzidos diariamente pela sua equipe e ratifica a excelência do laboratório. “Recebemos com muito orgulho a confirmação da escolha do LACEN-ES para colaborar em um projeto de extrema importância para saúde pública.  O monitoramento genômico que será realizado pela nossa equipe, irá auxiliar na comprovação da eficácia e cobertura das vacinas produzidas pelo Instituto Butantā, e que estão sendo entregues a população”, disse Rodrigues.

Com a escolha do Lacen/ES, o laboratório será responsável por realizar o sequenciamento genômico de amostras de arboviroses e de vírus respiratórios oriundas do estado do Espirito Santo e, se necessário, de outras regiões. O início da participação capixaba acontece ainda neste mês de fevereiro, após o Carnaval. O projeto ficará responsável por difundir conhecimentos e disponibilização de insumos ao laboratório, que por sua vez compartilhara com o Projeto os resultados obtidos no Sequenciamento. “E isso traz a marca do que é estar no CeVIVAS, profissionais aguerridos, comprometidos com a saúde pública e que fazem diferença no dia a dia da política pública”, ressaltou Sandra Coccuzzo.

Ainda durante a manhã, os profissionais foram informados sobre os dados produzidos pelo Lacen/ES, especialmente os de Vigilância Genômica, e pela tarde puderam conhecer a estrutura física do laboratório. A reunião contou ainda com a presença da chefe do Núcleo de Biologia Médica (Lacen/ES), Jaqueline Pegoretti Goulart; e da equipe técnica do Lacen/ES Gabriela Colombo de Mendonça, Thabata Coeli Dias Damasceno e Thiago de Jesus Sousa. 

Para conhecer o CerVIVAS, clique neste link.

Fotos da reunião neste link.

 

Vigilância Genômica no Lacen/ES

A vigilância genômica é o processo contínuo de monitoramento dos microrganismos que podem causar doenças (patógenos) e análise de suas características genéticas por meio de técnicas como o sequenciamento. Ela auxilia os serviços de saúde pública a monitorar a evolução de agentes causadores de doenças infecciosas; a alertar sobre a disseminação de patógenos; a adaptar intervenções e recomendações para o público; e a desenvolver e adaptar medidas de controle para mitigar ou interromper a propagação de doenças.

No Espírito Santo, o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), é referência neste trabalho e realiza o monitoramento de amostras de óbitos por vírus respiratórios e de arboviroses, além de amostras de casos infectados, que são selecionadas de acordo com critérios técnicos, e utilizadas a amostragem que representa o Estado.

Nos últimos anos, o Lacen/ES já realizou o sequenciamento de 3.034 amostras de Covid-19, enquanto demais laboratórios públicos que realizam o processo fizeram uma média de 2 mil sequenciamentos.

Em relação aos arbovirus, os dados são ainda mais expressivos. O sequenciamento de doenças como dengue, Zika, chikungunya e Oropouche teve início no Lacne/ES em 2023. Em dois anos, o laboratório realizou o sequenciamento de 1.142 amostras, que detectaram a circulação dos sorotipos DEnV-1; DENV-2; DENV-3; CHIKV; e OROV. Em comparação aos demais laboratórios, que realizaram em média de 225 sequenciamentos nos últimos dois anos, o Lacen/ES tem uma produção de mais de 400% em número de amostras de arbovirus sequenciadas.

 

spot_img
spot_img
spot_img