spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Barra de São Francisco inaugura Sala da Lei Maria da Penha com atendimento humanizado 24h

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (11) um novo espaço voltado ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência doméstica em Barra de São...

Jaguaré sanciona Rota do Café Conilon

 

A Prefeitura de Jaguaré sancionou lei que regulamenta a criação de rotas turísticas no município. O texto legal também institui oficialmente a Rota do Café Conilon de Jaguaré. A Lei Municipal 1.843/25 busca fomentar o desenvolvimento sustentável do turismo local fortalecendo a economia e a cultura da região com destaque para seus aspectos naturais e agrícolas. A iniciativa busca incentivar a geração de emprego e renda no município.

“Essa lei é uma iniciativa que faz parte do programa de governo da Gestão Municipal e vai trazer uma nova modalidade econômica para o município. Nos últimos anos, por meio da Secretaria de Turismo, criamos o ambiente de desenvolvimento com cursos e preparações e, hoje, os agricultores encararam a implementação do programa de rotas”, ressaltou a secretária de Turismo, Vera Backer.

A nova lei estabelece que a Secretaria Municipal de Turismo será responsável por identificar, mapear e catalogar os recursos turísticos do município. Cabe também à Secretaria definir as rotas e estabelecer parcerias com os governos estadual e federal, bem como com o setor privado e a sociedade organizada para o desenvolvimento sustentável do turismo em Jaguaré.

Rota do Café Conilon

A lei institui a Rota do Café Conilon no município que, nos últimos anos, mostrou forte desenvolvimento no setor do agroturismo. Atualmente, Jaguaré 19 marcas registradas e 60 produtos disponíveis no mercado. Com essa estrutura a Rota do Café Conilon disponibilizará um passeio e aprendizado sobre o processo de produção do café, o trabalho dos agricultores e conhecer aspectos da culinária que tem o café como base.

Em breve, quase 20 propriedades estarão fazendo parte do roteiro turístico do município. São propriedades rurais que irão receber turistas oferecendo experiências diversas. Com a aprovação da lei e as iniciativas já em andamento, Jaguaré dá passos importantes para o desenvolvimento e o fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento agrícola e cultural, com a geração de oportunidades e valorizando as belezas naturais e tradicionais do município impactando positivamente a economia local.

spot_img
spot_img
spot_img