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Instituto Jones divulga estudo especial em alusão ao Dia da Infância

Com o propósito de provocar reflexões sobre as condições sociais, econômicas e educacionais das crianças no mundo, a data de 24 agosto foi instituída pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), como Dia da Infância.

Em alusão à data, a Coordenação de Estudos Sociais do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), divulgou na última sexta-feira (23) um estudo especial sobre a temática das infâncias.

A pesquisadora e uma das responsáveis pela elaboração do estudo, Karlla Rebulli falou sobre o conceito de Infâncias: “As crianças estão em condição peculiar de desenvolvimento e são sujeitos de direitos civis plurais, de forma que é mais adequado falar em infâncias. Tanto no Brasil quanto no Espírito Santo há diversas infâncias, dentre elas há infâncias brancas, negras, periféricas, indígenas, quilombolas e neurodivergentes.”

De acordo com o IJSN Especial – Dia da Infância, 19,51% da população brasileira é formada por crianças de 0 a 14 anos. No Espírito Santo, crianças de 0 a 14 anos representam 19,26% da população. Sendo 7% de crianças de 0 a 5 anos, 9,2% de crianças de 6 a 12 anos e 2,5% de crianças de 13 a 14 anos.

O Estudo também destaca que no Espírito Santo, 63,5% das crianças são negras, sendo maioria na faixa etária de 0 a 6 anos. Da população quilombola do Espírito Santo, 22,0% são crianças de 0 a 14 anos, e da população indígena no Estado 29,9% é de crianças também de 0 a 14 anos.

“Este especial traz dados e informações sobre nossas crianças que vão contribuir para que possamos pensar a partir das peculiaridades deste segmento etário, com seus recortes de raça, sexo, etnia, auxiliando na formulação de políticas públicas e gerando benefícios para as diversas infâncias e para toda a sociedade”, destacou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.

O IJSN Especial – Dia da Infância ainda apresenta dados referentes à infância no Brasil e na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), abordando temas como a prematuridade, mortalidade infantil, pobreza e extrema pobreza e outros. O Estudo na íntegra pode ser acessado em: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/sumarios/ijsn-especial

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