― Advertisement ―

spot_img

Ifes de Barra de São Francisco terá três novos cursos a partir de 2025

O Ifes Campus Barra de São Francisco acaba de aprovar três novos cursos técnicos que representam uma grande conquista para a comunidade local e...

Inscrições para o Datathon das Nações Unidas 2024 vão até 11 de outubro

Editoria:
IBGE

Estão abertas até 11 de outubro as inscrições para o Datathon das Nações Unidas 2024, um dos eventos de ciência de dados mais aguardados pela comunidade estatística global. É uma competição voltada para equipes de três a cinco pessoas de todo o mundo, com mais de 18 anos de idade e que tenham conhecimentos básicos em ciência de dados. O tema neste ano é “Soluções para o turismo sustentável em áreas urbanas a partir dos dados”. É obrigatório que pelo menos dois participantes de cada equipe estejam presentes no 5º Fórum Mundial de Dados da ONU, em Medellín (Colômbia).

O UN Datathon 2024 é patrocinado pela Divisão de Estatísticas das Nações Unidas, em parceria com o Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil; o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); o Departamento Nacional de Estatística – DANE Colômbia; a corporação Ruta N – Medellín; a Prefeitura de Medellín; a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL); a Parceria Global para Dados para o Desenvolvimento Sustentável (GPSDD); Amazon Web Services (AWS); Esri e o Grupo Principal das Nações Unidas para a Juventude (UN – MGCY). Os idiomas oficiais do evento são inglês e espanhol.

Os participantes podem ser da academia, de institutos de pesquisa ou mesmo de equipes autofinanciadas. A competição inclui oficinas práticas e webinários que podem ser completados remotamente pelas equipes no seu próprio ritmo. A fase presencial envolve construção de equipe, mentoria, resolução de problemas e compartilhamento de conhecimento.

Durante o Datathon, os participantes completarão uma série de exercícios e vão propor soluções para os desafios associados ao turismo sustentável na cidade de Medellín. As propostas receberão pontuação maior se forem transferíveis para outros locais na Colômbia e em todo o mundo, devendo ser alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Informações sobre o Datathon e edições anteriores podem ser encontradas no site https://unstats.un.org/bigdata/events/2024/un-datathon, que disponibiliza a documentação completa das fontes de dados e ferramentas de ciência de dados disponíveis para a competição, os tipos de soluções, vencedores anteriores (alguns deles brasileiros) e recursos para melhorar as habilidades para a competição. Haverá um vencedor geral do Datathon, um prêmio para a melhor equipe jovem (membros com menos de 32 anos) e um prêmio para a melhor equipe de estudantes.

Datas importantes

  • Inscrições: até 11 de outubro pelo link https://bit.ly/undatathon2024.
  • Sessões de treinamento: 23 e 30 de outubro de 2024 + horas de atendimento opcionais sobre ferramentas de ciência de dados.
  • Cerimônia de abertura: 8 de novembro.
  • Período de competição: de 9 a 11 de novembro de 2024, juntamente com o 5º Fórum Mundial de Dados da ONU.

ENCE/IBGE coordena Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil

Fruto de uma parceria entre o IBGE e a Divisão de Estatísticas da ONU, o Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil (https://hub.ibge.gov.br) foi lançado em novembro de 2021 na XI Conferência Estatística das Américas, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL). O Hub está hospedado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), braço acadêmico do IBGE, que coordena os esforços e contribuições das diferentes áreas do Instituto no apoio às atividades do Hub Regional.

O projeto tem como objetivo contribuir para o avanço no uso de big data para melhorar a produção de estatísticas oficiais, promovendo o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras na América Latina e Caribe. Além do Brasil, outros quatro países também integram a iniciativa como sedes de hubs regionais ou global: Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Ruanda e China.

spot_img