Foi estendido até o próximo dia 19 de julho, o prazo para envio dos formulários de inscrição para a “Trilha de Formação Empreendedora em Costura Industrial para Vestuário”, que está sendo ofertada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
São 200 vagas disponibilizadas para a trilha, que será dividida em duas formações, uma para tecidos planos e a outra para tecido malha elastano. Ambas são voltadas para o desenvolvimento de empreendedores na área de confecção e vestuário. E cada uma delas será composta por cinco temas: “Introdução à Costura Industrial”, “Operação em Máquina Reta”, “Operação em Overloque e Interloque”, “Operação em Máquinas Especiais”, e “Montagem de Peças em Tecido Plano e Tecido Elastano”.
“Os cursos de capacitação empreendedora têm como objetivo atender a uma demanda latente de qualificação do segmento do vestuário, em franca expansão no Estado. As aulas serão expositivas e práticas, fazendo uso das máquinas para colocar a mão na massa, após as atividades teóricas”, destacou o diretor geral da Aderes, Alberto Gavini.
Formações como essa do tipo trilha, consistem em cursos flexíveis, desenvolvidos para profissionais já atuantes no mercado, que precisam de flexibilidade para conciliar os estudos com o trabalho.
E conforme explica o gerente de projetos especiais da Aderes, Samuel Messias, diferentemente de outros cursos de costura, que demoram aproximadamente nove meses, esta trilha será desenvolvida por etapas que duram de 24 a 30 horas.
“Em cada etapa, o aluno ganhará um certificado que o permitirá já atuar naquela determinada área. Após terminar todas as etapas, ele receberá um certificado consolidado, se tornando costureiro profissional”, contou Messias.
Parcerias
O projeto “Trilha de Formação Empreendedora em Costura Industrial para Vestuário” é uma parceria da Sedes e Aderes com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES). A iniciativa também conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Vestuário de Colatina e Região (Sinvesco) e das prefeituras das cidades onde ocorrerão as aulas.
Aulas
Os cursos serão ministrados nas unidades de ensino do Senai de Vila Velha, São Mateus, Linhares e Colatina.
As turmas funcionarão de segunda a sexta-feira. E de acordo com a demanda poderão ser executadas nos turnos: matutino, das 8 horas ao meio-dia; vespertino, das 13h às 17 horas; ou noturno, das 18h às 22 horas.
Pré-requisitos e link para inscrição
Os interessados em se inscrever deverão ter idade mínima de 16 anos, o Ensino Fundamental (1º ao 6º ano) e serem residentes nos municípios da Grande Vitória, de São Mateus, de Linhares e de Colatina.
Para efetuar a inscrição, será necessário o preenchimento completo da ficha, disponível no link: https://acesse.one/26U08 .
A seleção será feita por ordem de inscrição.
Auxílio
Os inscritos no projeto “Trilha de Formação Empreendedora em Costura Industrial para Vestuário” terão direito a vale-transporte, uma bolsa auxílio no valor de R$ 200,00 por quinzena, além de lanche.