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Barra de São Francisco aumentou em 172% os atendimentos de saúde especializada

O município de Barra de São Francisco prestou, nos últimos quatro anos, 227.708 atendimentos de saúde especializada e exames de média e alta complexidade...

Infovia junto a trilhos da Petrocity Ferrovias para “cidades inteligentes” já tem projeto executivo

O CEO da Petrocity Ferrovias, José Roberto Barbosa da Silva, disse nesta sexta-feira (30) que, se Barra de São Francisco conseguir atrair a fábrica de veículos híbridos da Lecar Veículos, a cidade terá plenas condições de oferecer tráfego de dados em alta velocidade por meio de fibras óticas que a empresa fará chegar a todos os locais por onde passar seus mais de 2,1 mil quilômetros de ferrovias a serem construídas nos próximos anos.

De acordo com o executivo, que vive entre as sedes do grupo no Espírito Santo e em Brasília, está em fase de projeto executivo com processo de licenciamento ambiental junto ao Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais, o projeto do modal dutoviário que será executado junto com a gigante japonese Furukawa Eletric.

“Barra de São Francisco será o grande hub logístico do Sudeste, porque não é apenas uma questão do porto seco conectando nossas duas principais ferrovias, a EF 030 e a EFMES, mas também essa infovia que vamos levar junto com os trilhos para que as cidades possam distribuir sinal de altíssima velocidade. E, agora, estamos vendo a duplicação da BR 381 se tornando realidade, com o leilão feito na Bolsa do Brasil, em São Paulo”, disse José Roberto.

De acordo com o executivo, a malha ferroviária composta por quatro ferrovias interligadas por meio de Unidades de Transbordo e Armazenagem de Cargas (UTACs), conectando os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás e o futuro Terminal de Uso Privativo de Urussuquara, em São Mateus, sofreu uma redefinição estratética para ser o Corredor Logístico Centro-Sudeste: “No futuro, quando o Brasil se interligar por meio ferroviário a um porto no Peru, no Pacífico, nosso Corredor estará conectado a essa logística”.

O CEO do grupo Petrocity disse que cada cidade onde haverá pontos de conexão do duto de alta velocidade informacional aumentará muito sua atratividade para investimentos de alta tecnologia e que a empresa já está tratando com o Ministério das Comunicações sobre essa rede de fibra ótica.

José Roberto Barbosa da Silva se colocou à disposição para conversar com o CEO da Lecar Veículos para oferecer a ele dados e informações “que tornam Barra de São Francisco como a melhor opção para a instalação de sua fábrica de carros híbridos nacionais no Espírito Santo”, como anunciou o prefeito Enivaldo dos Anjos, que enviou uma proposta ao empreendedor Flávio Assis disponibilizando uma área de até 1 milhão de metros quadrados para a instalação da planta de produção de automóveis.

O projeto da infovia, segundo executivos a Furukawa ouvidos em novembro de 2023 pela Tribuna Norte-Leste (veja link para a reportagem abaixo), vai trazer uma redefinição geográfica para a região a ser atravessada pelas ferrovias da Petrocity, no Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás.  

Infovia junto a trilhos da Petrocity Ferrovias para “cidades inteligentes” já tem projeto executivo

A ciência, por Pedro Valls