― Advertisement ―

spot_img

Suspeito de matar o próprio filho em Jaguaré é preso na Bahia; madrasta está foragida

Um homem de 42 anos, acusado de assassinar o próprio filho, de 15 anos, foi preso na cidade de Camamu, na Bahia, durante uma...

Indicadores de mudança climática são tema de webinários do Hub Regional para Big Data

Editoria:
IBGE

O Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil está iniciando uma série de webinários sobre a produção de indicadores de mudança climática. O primeiro seminário será em 25 de setembro, às 11h, e abordará os progressos e desafios na geração de métricas relacionadas com as alterações climáticas e as catástrofes.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para participar, basta se inscrever no link https://hub.ibge.gov.br/index_port.htm. O evento será transmitido em espanhol.

A palestrante será Georgina Alcantar López, que irá mostrar alguns exemplos internacionais de indicadores nas cinco áreas do Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC), incluindo os indicadores que fazem parte do CEPALSTAT.

Georgina é bióloga e tem mais de 25 anos de experiência na geração, gestão e integração de informações ambientais e sistemas de informação para diversos fins. Ela é chefe da Unidade de Estatísticas Ambientais e de Mudanças Climáticas da Divisão de Estatística da CEPAL.

Série sobre indicadores de mudanças climáticas

O Hub Regional para Big Data está promovendo uma série de webinários para compartilhar experiências no uso de novas fontes de dados e tecnologias para a mitigação das mudanças climáticas. São abordados temas como biodiversidade, sustentabilidade do turismo e integração de informações geoespaciais para monitoramento do uso da terra. As sessões são em espanhol ou inglês, contando tanto com a participação de especialistas da América Latina e Caribe, quanto de outras regiões.

Com início em setembro, os webinários são mensais e vão até agosto do próximo ano, com intervalo em dezembro e janeiro. O segundo evento será realizado em 16 de outubro e vai tratar sobre fontes alternativas para apoiar a sustentabilidade do turismo.

ENCE/IBGE coordena Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil

Fruto de uma parceria entre o IBGE e a Divisão de Estatísticas da ONU, o Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil (https://hub.ibge.gov.br) foi lançado em novembro de 2021 na XI Conferência Estatística das Américas, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL). O Hub está hospedado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), braço acadêmico do IBGE, que coordena os esforços e contribuições das diferentes áreas do Instituto no apoio às atividades do Hub Regional.

O projeto tem como objetivo contribuir para o avanço no uso de big data para melhorar a produção de estatísticas oficiais, promovendo o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras na América Latina e Caribe. Além do Brasil, outros quatro países também integram a iniciativa como sedes de hubs regionais ou global: Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Ruanda e China.

spot_img