O incêndio no Parque Estadual Mata das Flores, em Castelo, foi controlado na tarde dessa quinta-feira (22), com o trabalho das equipes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) e do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer). Agora, será feito o monitoramento e rescaldo para que novos focos não apareçam.
O Iema realizará ainda o levantamento da área afetada. A estimativa inicial é de que mais de 100 hectares tenham sido queimados, entre área do parque e da zona de amortecimento. “Faremos também a avaliação das perdas, dos impactos e dos responsáveis”, destacou o diretor-geral do Iema, Mário Louzada.
“Agradecemos imensamente às equipes que se dedicaram e se empenharam no árduo trabalho de combate ao incêndio. Agora é trabalhar para ajudar a natureza a se recuperar”, reforçou Louzada. O Parque Estadual Mata das Flores tem 800 hectares de Mata Atlântica, que protegem uma altíssima riqueza de espécies de fauna e flora ameaçadas, novas e endêmicas.