O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou, nesta terça-feira (02), o edital para a seleção de bolsistas que vão atuar na 2ª fase do projeto de pesquisa Desenvolvimento Regional Sustentável. São duas vagas para profissionais e pesquisadores de nível superior em Arquitetura e Urbanismo ou Geografia, com remuneração mensal de R$ 3,5 mil. As inscrições seguem até o próximo dia 14 de abril.
Para se inscrever, os candidatos devem ter mestrado ou graduação com, no mínimo, quatro anos de experiência, nas áreas exigidas, conforme requisitos previstos em edital. A carga horária é de 30 horas semanais e a duração da bolsa é de 18 meses. Haverá formação de cadastro de reserva.
Os interessados devem preencher a ficha on-line disponível em: https://forms.gle/5vDvNpJfg1pfJPJZ8. Após a inscrição, o candidato deverá enviar os comprovantes exigidos no edital para o e-mail editais.ijsn@gmail.com, no período de 02 a 14 de abril de 2024.
O processo seletivo conta com três etapas distintas. As duas primeiras, de caráter classificatório e eliminatório, envolvem análise da documentação enviada no ato da inscrição, seguindo pontuação descrita no edital, e entrevista com a comissão do processo. A terceira e última etapa é eliminatória, com a análise de documentação pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), conforme critérios estabelecidos para a concessão das bolsas.
A previsão é de que as atividades tenham início no mês de maio deste ano, podendo ser adiantado ou adiado a critério da Administração Pública. O edital completo com todas as informações pode ser acessado em https://ijsn.es.gov.br/processos-internos/processos-seletivos/edital-no-03-2024-ijsn.
Desenvolvimento Regional Sustentável
A pesquisa Desenvolvimento Regional Sustentável Fase 2 – DRS 2.0 pretende desenvolver estudos específicos que abordam o desenvolvimento regional de maneira integrada no Espírito Santo.
Dividido em três eixos: Ordenamento Territorial, Qualificação e Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade Ambiental, o projeto visa a produzir estudos e desenvolver análises que servirão para subsidiar novas políticas públicas para o desenvolvimento regional, avançando na promoção do desenvolvimento sustentável e na redução das desigualdades regionais.