― Advertisement ―

spot_img

Segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta-feira

Os trabalhadores com carteira assinada recebem até esta sexta-feira (20) a segunda parcela do décimo terceiro. Um dos principais benefícios trabalhistas do país,...

III Encontro Capixaba de Pesquisa e Experiências em Educação Ambiental acontece em São Mateus

Na última semana, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Seama) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participaram do III Encontro Capixaba de Pesquisa e Experiências em Educação Ambiental, que ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de novembro, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Campus São Mateus. O evento foi promovido pelo Laboratório de Educação Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo – Labea.
 
 O Labea é parceiro de longa data da Gerência de Educação Ambiental do Iema na implementação das políticas públicas de educação ambiental no Espírito Santo.
 
 Com tema “Educação Ambiental e Direitos Humanos: avanços e retrocessos”, o Encontro foi pautado em discussões sobre como integrar as mais diversas realidades na implementação de políticas públicas para a proteção e sensibilização ambiental.
 
 Durante a mesa de abertura, a gerente de Educação Ambiental e Articulação Social da Seama, Ester Sabino, destacou a importância de um olhar crítico da sociedade capixaba sobre como vivenciar os espaços do qual fazemos parte na natureza. 
 
 Além disso, Ester Sabino salientou os avanços na intersetoriedade da educação ambiental, com a consolidação do tema como área programática em três órgãos do Estado: com a criação da Gerência de Educação Ambiental na Seama, da subgerência de Educação Ambiental na Secretaria da Educação (Sedu) e da Coordenadoria de Educação Ambiental no Ministério Público do Espírito Santo (MPES). 
 
 A gerente de EA do Iema, Anna Tristão, participou da mesa sobre políticas públicas de Educação Ambiental, apresentando o trabalho de municipalização da política. Ela ressaltou a importância do evento e da participação da sociedade, reafirmando o protagonismo do Espírito Santo nas questões de políticas públicas da educação ambiental. 
 
 “Discutimos amplamente temas que estão em evidência, como as mudanças climáticas, e ficou claro que há um entendimento crescente entre academia, pesquisadores e governos sobre a necessidade de mudanças de valores para enfrentar esses desafios”, destacou Anna Tristão.
 
 A gerente de EA do Iema afirmou ainda que a próxima edição do Encontro Capixaba de Pesquisa e Experiências em Educação Ambiental já está marcada e será realizada em 2026 na região da Ufes, em Vitória.

spot_img