― Advertisement ―

spot_img

Reforma tributária: ressarcimento de crédito vai depender de pagamento do tributo nas etapas anteriores

A apropriação de crédito por uma empresa no novo regime tributário terá como condição o recolhimento dos impostos pelos fornecedores nas etapas anteriores da...

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf/ES para venda em todo Estado

O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES), tem o objetivo de promover a equivalência entre os Serviços de Inspeção Municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado.

Para incentivar a adesão de novos municípios, capacitar os SIM’s e fomentar as agroindústrias de pequeno porte, o Idaf está realizando capacitações e encontros periódicos com o público alvo. As capacitações são constantes, de modo que os municípios recebam o embasamento necessário para a implementação de suas estruturas e, posteriormente, conseguir o reconhecimento de equivalência e a adesão ao Susaf/ES.

Na última semana, aconteceu a 9ª Capacitação SIM-Susaf/ES, que abordou os temas: “Comunicação não violenta nos relacionamentos pessoais e profissionais”; “Elementos de controle na inspeção industrial e sanitária, Controle de higienização de agroindústrias”; “Aspectos gerais de contratação públicas”; e “Prevenção e controle de biofilmes nas indústrias de alimentos”.

O diretor-geral do Idaf, Leonardo Monteiro, ressalta que o trabalho desenvolvido pelo Idaf tem apresentado bons resultados. “A gerência do Idaf responsável por esse segmento está sempre atenta para oferecer o suporte necessário, a fim de fortalecer o trabalho de inspeção sanitária em todo o Estado, com foco na saúde pública e no desenvolvimento agroindustrial capixaba”, salientou.

“Já conseguimos doze municípios aderidos ao Susaf/ES, com sessenta e nove agroindústrias de pequeno porte, somando quinhentos e vinte cinco produtos com qualidade e segurança sendo ofertados à população capixaba, além de o Espírito Santo ocupar o terceiro lugar no número de produtos registrados com Selo Arte no País”, destaca Leonardo Monteiro.