A equipe do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foi uma das vencedoras do Prêmio Inoves 2024. O projeto “VOCÊ POD: sintonizando vozes privadas de liberdade” conquistou um dos prêmios da Categoria Projeto de Ideia do Poder Executivo Estadual. A entrega da premiação aconteceu nessa terça-feira (10), em Vitória.
Criado pela Diretoria-geral do Iases e pela Diretoria Socioeducativa (DSE), o projeto propõe a criação de um podcast feito pelos jovens em cumprimento de medida socioeducativas, resguardando os direitos de imagem previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, mas possibilitando a contação de suas histórias e reflexões sobre o impacto das desigualdades sociais na vida de quem está em privação de liberdade.
“É uma honra trazer esse prêmio para o Iases e ser reconhecido em nível estadual por essa ideia. Há muitos anos o Iases não ganha um prêmio do Inoves e ser responsável por essa conquista é uma alegria e uma responsabilidade enorme. Agora vamos para a fase de aceleração de ideias, na qual vamos decidir como investir o prêmio de R$ 30 mil no projeto de podcast”, afirmou Frantieska Monteiro, diretora socioeducativa do Iases e uma das idealizadoras do projeto.
Os projetos vencedores foram avaliados por uma Banca de Avaliação composta por pessoas de vários Estados do Brasil que atribuíram notas aos projetos utilizando sete critérios: inovação, foco na pessoa usuária, resultado, uso eficiente dos recursos, governança socioambiental, replicabilidade e parcerias.
Os seis projetos com as maiores notas foram finalistas e avançaram para a Etapa de Apresentações. Nessa etapa, os finalistas apresentam seus projetos a uma Banca Julgadora composta pela Equipe de Avaliação. Cada projeto foi avaliado por uma banca de até cinco pessoas e pontuado com base em cinco critérios: inovação, foco na pessoa usuária, resultados, relevância para a sociedade e uso eficiente dos recursos. A nota final de cada projeto e os vencedores foram definidos por consenso pelas pessoas avaliadoras presentes nas bancas.
Esta é a segunda vez que o Instituto conquista o prêmio. Em 2012, o projeto “Desburocratização da Informação Socioeducativa” foi um dos vencedores da categoria “Desburocratização”. Já em 2010, o Iases foi destaque com o projeto Político-Pedagógico Institucional, inscrito na categoria Parceria.
Inoves 2024
Nesta edição, o Iases inscreveu oito projetos, tornando-se o quinto órgão com mais ações inscritas e dobrando a quantidade de projetos inscritos na edição de 2022.
Dos oito projetos, sete se classificaram entre os finalistas e semifinalistas. Entre os finalistas estavam o projeto que fala sobre o Sistema Atendimento Socioeducativo (SAS), desenvolvido pela Gerência Técnica (Getec) e a Subgerência de Informação e Análise de Dados (Suinf) e o “VOCÊ POD: sintonizando vozes privadas de liberdade”, criado pela Diretoria-geral do Iases e a Diretoria Socioeducativa (DSE).
Já entre os seminifalistas, estavam os projetos “Histórico Escolar via E-Docs: Mudança de Cultura e Processo de Trabalho”, criado pela Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp) e “Pastas Digitais: facilitação do fluxo de trabalho e inclusão do público atendido no Iases”, criado pela Subgerência de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec), inscritos na categoria ideia.
Na categoria desenvolvimento foram classificados o projeto “Gol de Placa”, desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae), e “Ideias Notificadas, Vidas Resgatadas”, desenvolvido pelo Núcleo de Saúde (Nusa). E na categoria Resultados foi classificado o projeto “Conectando Propósitos, Pertencimento e Inovação”.
Confira a lista com todos os projetos inscritos nesta edição:
1- Histórico Escolar via E-Docs: Mudança de Cultura e Processo de Trabalho
Categoria: Ideia
O projeto inscrito pela Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp) visa à criação de caixas no sistema E-Docs para que a comunidade socioeducativa e população em geral possam solicitar a emissão do histórico escolar e a criação de abas no Sistema de Gestão Escolar das escolas estaduais e municipais do Estado do Espírito Santo, podendo assim confeccionar e exportar o documento para o E-Docs.
A criação dos acessos trará agilidade na emissão e tramitação do documento entre escolas e consequentemente, uma maior eficácia no processo de regularização da vida escolar dos adolescentes/jovens atendidos no Instituto Socioeducativo do Espírito Santo – Iases e da população em geral.
2- PASTAS DIGITAIS: facilitação do fluxo de trabalho e inclusão do público atendido no IASES.
Categoria: Ideia
Criado pela Subgerência de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec), o projeto visa transformar as pastas físicas, que contêm diversos documentos com informações de adolescentes e jovens atendidos no Iases em uma pasta digital, com tramitação via sistema E-Docs, facilitando a rotina administrativa e incluindo o público atendido no universo digital, por meio do acesso à informação e execução de atividades do cotidiano do processo socioeducativo.
3- VOCÊ POD: sintonizando vozes privadas de liberdade.
Categoria: Ideia
O projeto se propõe a criação de um podcast feito pelos jovens em cumprimento de medida socioeducativas, resguardando os direitos de imagem previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, mas possibilitando a contação de suas histórias e reflexões sobre o impacto das desigualdades sociais na vida de quem está em privação de liberdade.
4- Gol de Placa – Na Socioeducação
Categoria: Desenvolvimento
Desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae), o “Gol de Placa – Na Socioeducação” é um projeto que visa utilizar o esporte como ferramenta para o desenvolvimento integral dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. O projeto está alinhado com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e busca proporcionar uma experiência que vá além da prática esportiva, promovendo valores como disciplina, trabalho em equipe e superação de desafios.
5- Ideias Notificadas, Vidas Resgatadas.
Categoria: Desenvolvimento
Essa inciativa do Núcleo de Saúde (Nusa) visa implementar a notificação, no sistema e.SUS, da ideação suicida e das ocorrências de violência autoprovocada (tentativas de suicídio e autolesão) no contexto de privação de liberdade, envolvendo servidores socioeducativos e adolescentes/jovens. A notificação no sistema gera encaminhamentos à rede de saúde para os casos de violência notificados, de acordo com as necessidades das vítimas. Visa-se, assim, à garantia do cuidado e à produção de indicadores por meio de painel de monitoramento.
6- Oficina: Na Linha da Liberdade – Uma Abordagem Pedagógica para a Transformação Socioeducativa
Categoria: Desenvolvimento
A “Oficina de Pipa: Na Linha da Liberdade” é uma iniciativa pedagógica da equipe do Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae) que busca promover o desenvolvimento integral dos socioeducandos por meio da construção e soltura de pipas. A atividade, inspirada na pedagogia freireana, vai além do entretenimento, incentivando os participantes a explorar conceitos físicos, desenvolver habilidades motoras e socioemocionais, e fortalecer valores como cooperação e respeito.
7- Conectando Propósitos, Pertencimento e Inovação
Categoria: Resultados
Desenvolvido pela Gerência Técnica (Getec) e a Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop) o objetivo do projeto é fortalecer a cultura de inovação no Iases, com foco nas pessoas, promovendo o engajamento e a colaboração, por meio de práticas colaborativas e comunidades de prática, busca -se reconhecer o propósito individual e o senso de pertencimento à comunidade de inovação. Essas iniciativas visam transformar visões, comportamentos e processos, estimulando a colaboração, o compartilhamento de conhecimento e a resolução criativa de desafios, gerando resultados de alta qualidade em formação. A ação envolve gestores e servidores das Unidades Socioeducativas, Diretorias e Gerências transversais por meio de reuniões sistemáticas para promover uma cultura de inovação no Instituto.
8- Sistema Atendimento Socioeducativo – SAS
Categoria: Resultados
Desenvolvido pela Gerência Técnica (Getec) e pela Subgerência de Informação e Análise de Dados (Suinf), o SAS é um sistema que registra e organiza as atividades/eventos dos adolescentes/jovens inseridos em programas e medidas socioeducativas nas unidades do Iases. Funciona como um sistema abrangente de organização de compromissos, incluindo ações de saúde, educação, espiritualidade, lazer, profissionalização e outros. O sistema promove a colaboração entre gestão, equipe técnica e equipe de segurança, que acompanham on time a execução da jornada socioeducativa, permitindo o monitoramento de atividades planejadas e de demandas espontâneas, tanto de agendas internas quanto de agendas externas às unidades. Oferece análises estatísticas por meio de relatórios em planilhas e painéis de Power BI, de forma organizada e fácil acesso a operadores e gestão.
Os adolescentes/jovens atendidos no Iases passam a ter suas atividades/ações sistematizadas em um banco de dados, podendo a qualquer tempo recorrer às informações. O sistema auxiliou os servidores do Instituto, contribuindo na organização do processo de trabalho, passando a acompanhar o progresso de cada adolescente, identificando suas necessidades, interesses e áreas de desenvolvimento, de forma organizada, célere e fácil, visando evitar a reincidência infracional.