― Advertisement ―

spot_img

Enivaldo confirma Joelma na festa de Barra de São Francisco

O prefeito de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, Enivaldo dos Anjos, confirmou pra o repórter Wilson Rodrigues nesta sexta-feira (19),...

Grupos culturais de Nova Venécia vão participar da celebração dos 150 anos da imigração italiana no ES

Para celebrar os 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo, um evento será realizado em Vitória, neste sábado, dia 17, com a presença de grupos culturais de Nova Venécia, entre eles, o Coral Italiano Augusto Zaché, o Grupo de Dança Bambini di Tutti Colore, As Soberanas (rainhas e princesas da Cappitella 2023) e membros da Afecape / Cappitella. A participação tem apoio da prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria Municipal de Cultura.

A programação terá início na Praça do Papa, às 6h, com evento é gratuito e dentre as novidades estão um cortejo marítimo e um coral de 100 vozes, que terá a participação do Coral Italiano Augusto Zaché.

O evento é uma realização da Associação Federativa Italiana do Espírito Santo (Comunità) e do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), com a colaboração de diferentes entidades e terá um cortejo marítimo, que será uma encenação da viagem feita pelos imigrantes na chegada ao Estado em 1874, e será realizado por algumas pessoas escolhidas pela organização.

Haverá ainda uma caminhada dos imigrantes até a Catedral Metropolitana, além do início da Tavolata e o tradicional Tombo da Polenta de Alfredo Chaves.

Durante a celebração, os descendentes se vestirão como seus antepassados, embarcarão num navio semelhante ao La Sofia pela Praça do Papa, participarão de um cortejo marítimo com vários barcos e desembarcarão no Porto de Vitória, no Centro.

A programação também contará com a caminhada de todas as famílias até a Catedral Metropolitana de Vitória, aonde será realizada uma Missa, as 10h. Um monumento comemorativo também será inaugurado na Praça João Clímaco, na Cidade Alta.

O evento contará com a presença de bandas, grupos de dança e grupos folclóricos espalhados pela região, para fazer uma festa com a alegria e animação típicas do povo italiano.

Corais como o Sol da Manhã, Companhia Musical Alegro e o Coral Folclórico do Circolo Trentino di Santa Teresa marcarão presença, mostrando o melhor das músicas típicas italianas.

Programação

Quando: sábado (17)
Local: Praça do Papa, em Vitória
6h às 7h – Recepção das comitivas
7h às 7h30 – Concentração – Início do cortejo para o embarque dos imigrantes
8h – Chamada para o embarque dos imigrantes
8h30 – Partida do Navio – Cortejo Marítimo
9h – Desembarque dos Imigrantes no Porto de Vitória
9h30 – Caminhada dos imigrantes para a Catedral Metropolitana (subida pela escadaria Bárbara Lindenberg – Palácio Anchieta)
10h – Missa Polifônica Italiana – Coro das 100 vozes com a participação do Coral Italiano Augusto Zaché/Nova Venécia
12h – Início dos festejos e das atrações culturais