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Governo garante incentivos e apoio para obras do Corredor Ferroviário Centro-Leste

José Roberto Barbosa, presidente do Grupo Petrocity, impressionou pelo detalhamento dos projetos. (Foto : Cesar Inacio Nunes)

“Tudo o que depender do Espírito Santo nós faremos para viabilizar esse projeto”. Com essa frase, o governador Renato Casagrande reforçou a parceria do Estado com o Grupo Petrocity, na audiência pública realizada nesta quarta-feira (15), no Palácio Anchieta, que reuniu lideranças políticas, entre prefeitos, vereadores, empreendedores, representantes de comunidades e técnicos, para detalhar o empreendimento que irá impactar economia regional.

Já autorizadas pelo Governo Federal, as obras das ferrovias da Petrocity, que ligarão o Norte do Espírito Santo a Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás, possibilitarão a integração da costa capixaba à Ferrovia Norte-Sul (Itaqui-Santos).

Com o salão São Tiago cheio (mais de 300 pessoas estavam presentes), o presidente do Grupo Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, apresentou o cronograma de cumprimento dos prazos contratuais, compartilhando as ações para as obras da malha ferroviária de 2.160 quilômetros, configurada em quatro estradas de ferro.

As ferrovias estão entre as primeiras com os contratos de autorização pela Agênica Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e duas delas já com Declaração de Utilidade Pública Concedida (DUP), com autorização para desapropriações das áreas por onde irá passar. As obras deverão começa em 2026, com todas as autorizações dos órgãos competentes, inclusive nas áreas ambiental e territorial urbano.

“Os governos federal, e também o estadual, estão se desenvolvendo bem, dentro do prazo, porque a ferrovia é um projeto privado e todos os processos, todos os encaminhamentos estão sendo feitos dentro do prazo e vêm obtendo bom resultado dos órgãos de fiscalização”, explica o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, um dos idealizadores da audiência pública, que lidera projetos desenvolvimentistas na região noroeste do Estado.

Enivaldo dos Anjos, que pediu a audiência, fala das expectativas acerca das ferrovias (Foto: Cesar Inacio Nunes(27)98114-7559)

DESENVOLVIMENTO

Para o prefeito, o projeto, que liga praticamente quase que o Brasil inteiro, vai permitir que “a gente possa experimentar outra etapa e um outro início de desenvolvimento econômico, que é nos juntarmos a Minas Gerais, criar opção de transporte, porque hoje nós só temos uma ferrovia que faz isso, e a oportunidade, a produção agrícola de toda essa região tem uma possibilidade de maior crescimento em função de que o transporte feito por ferrovia ele é muito mais barato e muito mais viável economicamente. Muita produção deixa de ser feita principalmente no Espírito Santo, como também nos outros estados, em função de que o custo do transporte inviabiliza”.

O vice-governador Ricardo Ferraço, também secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, depois de elogiar a apresentação do presidente da Petrocity, – “muito detalhada, bem fundamentada” – afirmou: “Como disse aqui o nosso prefeito Enivaldo dos Anjos, nós estamos na região Sudeste e somos um Estado territorialmente pequeno com população pequena e temos que competir com o Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo”. Nessa desvantagem, acrescentou, “se não podemos ser o maior, procuramos ser o melhor”.

Ricardo Ferraço: “por favor, entre com o pedido do Invest-ES” (Foto: César Inácio Nunes)

Ferraço defendeu a concessão de incentivos fiscais para o empreendimento para “dar competitividade ao Estado para atração de investimentos” e apontou: “O José Roberto [presidente da Petrocity] falou aqui da importância de nós concederemos os incentivos para que isso possa acontecer e nós temos uma plataforma aqui muito bem estruturada”, solicitando s formalização do pedido ao Governo.

“Por favor, protocole este pedido que o nosso comitê do Invest-ES estará avaliando com muito carinho para que a gente possa dar esse importante empreendimento os incentivos porque são incentivos guardados por uma lei, por uma política pública, e não precisa ser amigo do governador nem do vice-governador para obter, porque os incentivos são setoriais e seguramente este é um projeto estratégico que haverá de merecer todo apoio do governo”.

Senador Zequinha Marinho: “O Brasil errou em abandonar o moda ferroviário: (Foto: Cesar Inacio Nunes(27)98114-7559)

NOVO MARCO

As obras do Corredor Ferroviário Centro-Leste, abrigado no contexto do novo marco ferroviário brasileiro, são compotas pela EF-030 – Barra de São Francisco-Brasília; EF-355 – Brasília-Mara Rosa (GO); EF-456 – São Mateus-Barra de São Francisco-Ipatinga; EF-A20 – Corumbá de Goiás-Anápolis. Em Mara Rosa, a malha da Petrocity se conectará à malha ferroviário brasileiro, por meio da Ferrovia Norte Sul.

O projeto conta com a aprovação e apoio do presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias Autorizadas (Fren-Fer) do Congresso Nacional, senador Zequinha Marinho, do Pará, presente à audiência. “Aqui todo mundo sabe que o Brasil abriu mão do da questão da ferrovia lá atrás”, disse, para destacar: “A ferrovia economiza em emissão de CO2, que é esse gás de efeito estufa que todo mundo está com medo”. O senador afirmou que “a gente vai muito e já estamos atuando aqui com a Petrocity para que o país solte suas amarras”.

A participação do senador na audiência pública foi, a rigor, a primeira atividade da Frente Parlamentar Mista de Defesa das Ferrovias Autorizadas, criada nos últimos dias do ano legislativo de 2024. Solicitando da audiênica pública, o prefeito Enivaldo dos Anjos o “elegeu” como “padrinho das ferrovias que partem do Norte do Espírito Santo” e Zequinha aceitou o título: “Com certeza, essa malha ferroviária vai ser nossa menina dos olhos e vai começar a mudar a história das ferrovias do Brasil”. (Da Redação, com a colaboração de Roberto Junquilho)

Fotos: César Inácio Nunes (27)98114-7559)

Governo garante incentivos e apoio para obras do Corredor Ferroviário Centro-Leste

Cesar Inacio Nunes(27)98114-7559

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