Já está no ar o novo site do Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado (E-Docs) com um visual renovado, uso de tecnologias integradas, maior centralização das informações e uma navegabilidade mais intuitiva para os serviços digitais. Confira as inovações em https://edocs.es.gov.br.
Esta atualização é resultado de um trabalho conjunto entre o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Governo do Estado (Prodest). As instituições, após consultarem os usuários e entenderem as suas necessidades, efetivaram melhorias significativas para tornar o site mais acessível e funcional.
De acordo com o diretor-geral do APEES, Cilmar Franceschetto, o site foi reformulado para tornar a navegação mais intuitiva, facilitar o acesso e promover a integração de tecnologias inovadoras, que agilizam e aprimoram o uso do sistema. “Nosso compromisso é garantir que as informações estejam centralizadas e que os serviços digitais sejam acessíveis e eficientes para todos, incluindo nossos municípios parceiros. Esta é uma das prioridades do governador Renato Casagrande para tornar a administração pública estadual ainda mais ágil, econômica, transparente e acessível a todos os cidadãos”, destacou
Para o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, o lançamento do novo site do E-Docs contribuirá para a gestão documental do Estado evoluir de forma significativa. “Um dos motivos é a presença de recursos que integram tecnologias, responsáveis por dar mais rapidez e eficiência aos processos. Outra vantagem é que os municípios terão mais facilidade de utilizar o sistema com o layout mais intuitivo. Esse conjunto de fatores mostra que o Governo do Estado está no caminho certo para unir transparência com serviços digitais mais voltados para o cidadão”, enfatizou
Já o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, ressaltou que é fundamental que o E-Docs esteja em constante atualização, para garantir que atenda de forma eficaz às necessidades dos usuários. “Investir na modernização e na adaptação dessa ferramenta, não apenas otimiza os processos administrativos, mas também assegura mais transparência, eficiência e agilidade na gestão pública, sempre com foco na melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade”, pontuou.
Novidades
O novo site promove a integração com o sistema “E-Flow”, ferramenta que facilita o uso de serviços digitais por meio de formulários dinâmicos integrados. Essa funcionalidade oferece mais praticidade na organização das solicitações de designação dos “Pontos Focais”, tornando os processos mais ágeis.
O site disponibiliza também o processo completo para a implantação do E-Docs nas gestões municipais, acessível diretamente pelo menu “Serviços”. Esse recurso foi desenvolvido para auxiliar e orientar as cidades do Espírito Santo na adoção e uso do sistema.
Outra novidade é o canal de contato “Fale Conosco”, que permite aos usuários enviar sugestões, dúvidas e elogios diretamente para a equipe responsável pelo E-Docs. Essa comunicação ajuda a promover melhorias contínuas e a fortalecer o vínculo com os usuários.
Por fim, o site disponibiliza uma lista dos “Pontos Focais Estaduais e Municipais”, permitindo que os servidores encontrem facilmente o contato responsável em cada órgão ou município, facilitando o acesso e suporte para o uso do sistema.
E-Docs nos municípios
O “E-Docs nos Municípios” é um projeto estratégico do Governo do Estado do Espírito Santo. A utilização do sistema pelos municípios foi permitida a partir da publicação do Decreto 5.176-R, de 14/07/2022. O projeto é gerido pela Seger, com apoio do APEES e do Prodest.
Atualmente, sete municípios utilizam o E-Docs: Alegre, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Iconha, Piúma, Rio Novo do Sul e Vargem Alta; e dois estão em processo de implementação, sendo eles Guarapari e Santa Maria de Jetibá.