O goleiro capixaba Lucas Furtado, 20 anos, nascido em Muqui, no Sul do Estado, foi liberado pelo Flamengo para assinar com o Vitória de Guimarães, de Portugal.
O jogador foi o herói da conquista do bicampeonato da Libertadores, mas perdeu espaço no sub-20 neste último mês, quando não entrou em acordo pela renovação.
Lucas Furtado tinha vínculo até dezembro de 2025 e não entrou em acordo para uma extensão contratual. Aos poucos, perdeu o espaço no sub-20.
Na final do Intercontinental contra o Barcelona, Léo Nannetti, de 18 anos, foi o titular e acabou sendo um dos destaques da partida, com grandes defesas durante o tempo regulamentar e pegando dois pênaltis na decisão, após empate de 2 a 2.
O Flamengo viu com bons olhos a liberação para o Vitória de Guimarães, visto que o goleiro poderia sair de graça no fim do ano.
O Rubro-Negro ficará com 50% dos direitos econômicos do goleiro, o que pode render uma receita futura caso ele tenha uma boa passagem pela Europa.
O goleiro foi um dos principais nomes nas duas conquistas da Libertadores na categoria sub-20.
Em 2024, contra o Boca Juniors, participou de praticamente toda a campanha que rendeu o título de forma invicta. Em 2025, foi de fato o herói ao defender dois pênaltis na final contra o Palmeiras.
Lucas Furtado se despediu dos companheiros no treino da última quarta-feira. Ele está convocado para os amistoso da seleção brasileira sub-20.
Essa foi a última convocação antes da lista final para a Copa do Mundo da categoria, que acontece em setembro.(Da Redação com Globo Esporte)











