― Advertisement ―

spot_img

Como Fazer o Download do WhatsApp GB com Segurança

O WhatsApp GB é uma versão modificada do aplicativo original do WhatsApp. Esta versão paralela oferece recursos que não estão disponíveis na versão oficial,...

Como Criar uma Assinatura Eletrônica

Como gelar cerveja rápido?

Gestão de processos é ponto de atenção das empresas

A gestão de processos foi apontada como uma das principais dores dos empresários pelo relatório Visão 2024, elaborado pelo G4 Educação para mostrar sentimento e tendências para negócios no Brasil. Escolhida por 17,8% dos empresários, a resposta “estruturação e mapeamento de processos” está atrás apenas da opção “gestão de pessoas, cultura e liderança”, a principal dor para 31,9% dos entrevistados.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a gestão de processos ajuda a equipe a entender a dinâmica da empresa e visualizar melhor os impactos que suas ações e decisões causam no todo.

A sua função é identificar as etapas que sustentam o negócio e distribuir a forma que todas se relacionam, principalmente para colher ações assertivas que levam a gestão a ter os melhores resultados. Uma pesquisa da Euax revela que 97% das empresas que usam gestão de processos fazem isso com o objetivo de melhorar sua performance.

Um bom gerenciamento de processos pode resultar em redução de custos, aumento da produtividade, melhoria na qualidade e maior satisfação do cliente. Com base nas informações coletadas e organizadas – por meio de um fluxograma BPMN online, por exemplo – os líderes conseguem compreender o cenário da empresa e implementar práticas de melhoria.

No entanto, alguns desafios podem ser encontrados para colocar essa gestão em prática. Para o especialista em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Renan Lima, ela pode ser complexa e demorada, dependendo da escala e da complexidade da organização. Isso pode levar a atrasos e custos adicionais.

Além disso, a gestão de processos requer conhecimento e habilidades específicas, o que pode ser uma grande dificuldade se a equipe não tiver a competência necessária. Ela também precisa ser integrada com outros sistemas e processos na organização, o que pode ser uma complicação, especialmente se os sistemas existentes forem incompatíveis ou desatualizados.

Ferramentas automatizadas podem ajudar

Uma pesquisa da consultoria McKinsey & Company revela que empresas que adotaram a digitalização de processos aumentaram a sua produtividade em até 30%. A digitalização corresponde a adoção de tecnologias, ferramentas, sistemas e soluções que ajudam a modernizar e a automatizar atividades e funções na companhia, conforme explica o Sebrae.

O fluxograma BPMN (business process model and notation) é um exemplo de ferramenta que pode ser utilizada para auxiliar a gestão. A partir dele é possível ter uma representação visual dos processos da empresa, com ícones e conectores padrão para organizar informações. Ao usá-lo, as equipes podem mapear e visualizar as etapas dos processos de forma clara e colaborativa. 

O Sebrae destaca que o mapeamento de processos ajuda a apresentar as partes envolvidas, detalhar as atividades que o compõem e mostrar quais são as decisões tomadas ao longo de cada etapa.

Outra tecnologia que pode agregar no dia a dia das empresas é o sistema de gestão empresarial (ERP). Com softwares projetados para gerenciar todos os setores de forma integrada, é possível automatizar os processos e acompanhar os resultados em tempo real. 

Esses sistemas permitem organizar atividades diárias como gerenciar estoque, controlar finanças, emitir notas fiscais e cuidar de compras. De acordo com uma pesquisa da Gartner, mais de 80% das empresas que implementaram um software ERP reportaram um aumento significativo na eficiência operacional, com uma média de 22% de redução nos custos operacionais. 

Distribuição dos fluxos e processos

Assim como investir em tecnologia, o Sebrae indica que, para melhor distribuir os fluxos e processos de um empreendimento, é preciso realizar um diagnóstico interno, avaliando a situação atual da empresa, construir fluxos de trabalho, fazer um planejamento e preparar as equipes. A recomendação para transformar o time é investir em treinamentos e estímulo.

Além disso, para obter melhorias na gestão de processos é fundamental monitorar os resultados. Só assim a gestão conseguirá saber quais pontos exigem atenção e como aproveitar melhor as oportunidades das ações que forem surgindo e os desafios que ainda precisam ser superados.

spot_img