― Advertisement ―

spot_img

Lula volta a defender exploração de petróleo na Margem Equatorial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender, nesta quarta-feira (12), a exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira. “Nós , a...

Fórum realizado no Hub ES+ promove diálogos sobre acervos digitais

No próximo dia 27, a partir das 9h30, será realizado o Fórum de Diálogos Sobre Acervos Digitais: Curadorias, no Hub ES+, Centro de Vitória. O evento é um desdobramento da parceria entre a Midiateca Capixaba e o Museu das Comunicação e Humanidades (Musehum), iniciada em janeiro de 2023, que vem se dedicando ao debate e à reflexão acerca de funcionalidades e propostas para a plataforma Tainacan, visando à preservação digital de acervos.

O primeiro fruto desse trabalho é a Nota Técnica que aborda as Curadorias Digitais, apresentando definições, orientações e reflexões sobre experiências vividas pelas duas instituições, com suas respectivas coleções, além de boas práticas empregadas por outros espaços de guarda de acervo, que reverberam no universo on-line e impactam no alcance do público conectado. Publicada em formato digital, a Nota Técnica será lançada durante o fórum e ficará disponível on-line para livre acesso de todas as pessoas interessadas no tema.

A parceria entre a Midiateca Capixaba e o Musehum visam ao compartilhamento de informações e à troca de conhecimento entre o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e o Oi Futuro, responsável pela gestão do Musehum, entre outros projetos que integram inovação e tecnologia em seus acervos e em exposições temporárias.

Imersão Conectada

A realização do fórum é parte da Imersão Conectada, que tem como principal objetivo promover reflexões acerca da democratização do acesso aos acervos de arte e cultura do Espírito Santo, além de discutir o uso dos dados e informações da plataforma Midiateca Capixaba e a sua aplicação por meio de pesquisas e atividades pedagógicas inovadoras.

Promovida pela Secult, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Espírito Santo (Fapes), a Imersão Conectada é uma iniciativa do projeto Midiateca Capixaba Conectando. Em sua quarta edição, além de promover o fórum, a Imersão Conectada realiza uma série de mesas temáticas sobre Curadorias Digitais e Plataformas de Difusão, além da Oficina de Vídeo de Animação e Gamificação para Storytelling, voltada especialmente para professores da Rede Pública Estadual de Ensino.

O acesso ao evento é aberto ao público em geral. No entanto, para aqueles que tiverem interesse em receber o certificado de participação no fórum, é necessário inscrever-se previamente por meio deste link.

A ocasião marca ainda os lançamentos do acervo da TVE-ES na plataforma da Midiateca e do Guia de Propriedade Intelectual da Midiateca Capixaba. Elaborado por meio da parceria entre a Secult, o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e o Internetlab, o guia tem como objetivo reforçar a importância da análise das diversas camadas de direito existentes nos acervos, itens e coleções que compõem a plataforma, constituindo material diretivo e de informação para as instituições culturais e seus diferentes acervos.

Serviço:

Fórum de Diálogos Sobre Acervos Digitais: Curadorias

Quando: 27/05 (segunda-feira)

Horário: das 9h às 18h

Local: Auditório do Hub ES+, Praça Costa Pereira, 30, Centro de Vitória

Programação

9h30. Abertura e lançamento do acervo TVE na Midiateca Capixaba

  • Fabricio Noronha, secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo
  • Victor D’Almeida, representante da Oi Futuro
  • Igor Pontini, diretor-presidente da RTV-ES

10h-12h. Do acervo físico ao universo on-line

Lançamento da Nota Técnica 001/2024 Curadorias Digitais

  • Roberta Zanatta, Instituto Moreira Salles
  • Paula Nunes Costa, Midiateca Capixaba
  • Bruna Cruz, Museu de Comunicações e Humanidades / Oi Futuro

13h30-15h. Acervo Digital, Curadorias e Difusão

  • Elvys Chaves, Made In China
  • Tadeus Mucelli, Festival de Arte Digital
  • Osvaldo Eugenio Junior, Studio Krya

15h30-16h30. Plataformas de difusão de conteúdo cultural

  • Diana Souza, Wiki Movimento Brasil
  • Dalton Martins, Plataforma Tainacan

16h30. Lançamento do Guia de Propriedade Intelectual da Midiateca Capixaba

  • Victor Pavarin, Internetlab

4ª Imersão Conectada (Sala Criativa)

Tema: Oficina de Vídeo de Animação e Gamificação para Storytelling

  • 14h. Apresentação e início da oficina
  • 14h30-15h30. Brainstorm e início da produção
  • 15h30. Intervalo
  • 16h-17h. Produção das histórias
  • 17h-18h. Apresentação das histórias produzidas, conversa sobre o processo e encerramento