― PUBLICIDADE ―

Safra recorde deve reduzir preço dos alimentos, diz Alckmin

“Uma boa notícia é a safra agrícola. Os estudos mostram que o clima este ano deve ser positivo. Ano passado, nós tivemos uma seca...

Fortes chuvas fazem rios transbordarem nas montanhas capixabas

O impacto das fortes chuvas deste verão já são sentidos de Norte a Sul do Espírito Santo.  Na noite desta quinta-feira (9) foi a vez de cidades das montanhas capixabas serem afetadas, com transbordamento do Braço Sul  do rio Jucu, em Marechal Floriano, a 50km de Vitória.

Durante o dia, imagens já mostravam fortes impactos em cidades do região do Caparaó, de onde vertem águas para três bacias hidrográficas: Itabapoana e Itapemirim, no Sul do Estado, e rio Doce no Norte.  As águas do Braço Sul vertem para Vila Velha, no Rio Jucu.

Em Linhares, fortes chuvas inundaram ruas e a preocupação pasaou a ser também a cheia do rio Doce, com chuvas nas cabeceiras dos rios Manhuaçu e Guandu,.além dos afluentes a montante da dívida do Espírito Santo com Minas.

No Sul,  Cachoeiro de Itapemirim já sofre deslizamentos e o rio Itapemirim invade arqsa mais baixas com chegada de águas de Iúna,  Alegre e Muniz Freire. Na bacia do rio Muqui, as cidades de Mimoso e Muqui também sofrem.

MONTANHAS

Fortes chuvas já haviam impactado Santa Teresa e, no início da noite, o prefeito de Marechal Floriano, Antônio Lidiney Gobbi, gravou um vídeo alertando os moradores para o risco do Braço Sul do rio Jucu transbordar na sede do município. Momentos depois, as águas invadiram ruas, e o nível continua subindo.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Marechal Floriano, Fábio Stein, entre meia noite e 2h da madrugada de ontem (08), choveu forte na região de Victor Hugo. E esse volume de água somado com as chuvas que caíram no município durante todo o dia de hoje, tem elevado o nível de córregos e rios.

“Na tarde hoje começou chover forte e as águas do Rio Fundo se juntaram com as que vieram das outras partes mais altas e ocorreu o transbordamento do Braço Sul. Nesta noite está chovendo em Araguaya e essas águas devem chegar na sede depois de 4h da madrugada”, informou Stein.

Segundo ele, há um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de risco alto de chuvas, o que segundo ele está se confirmando. “A previsão é de que a chuva continue durante essa noite. O solo também está bem enxarcado e quem mora perto de encostas deve ter muita atenção e monitorar”, enfatizou.

Um vídeo feito pelo secretário de Turismo de Marechal Floriano, o empresário Enildo Cardoso, mostra a rua Waldemar Mees totalmente alagada pelas águas do Braço Sul. Enildo afirma que as águas continuam subindo. No vídeo é possível ver comerciantes tirando materiais de lojas que ficam na margem do rio.

Por meio de um vídeo, o prefeito Lidiney disse que está de prontidão com todo o seu secretariado e funcionários. “Estamos atentos e preocupados com todos vocês, moradores de Marechal Floriano, diante das fortes chuvas que estão atingindo nosso estado e, especialmente, nosso município. Quero pedir que fiquem em alerta, pois a chuva intensa nas cabeceiras do rio Jucu Braço Sul, que atravessa nossa cidade, causará aumento do volume de água”, alertou.

O prefeito informou que recebeu um comunicado da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e do Governo do Estado com alertas que abrangem diversos municípios, incluindo Marechal Floriano.

“É fundamental que todos os moradores fiquem atentos, principalmente quem vive próximo ao rio, córregos, encostas ou áreas de risco de deslizamento. Eu e meus secretários estamos mobilizados, atentos e à disposição para ajudar nossa população neste momento difícil. Que Deus nos proteja e abençoe a todos. Contem conosco para o que precisarem”, disse o prefeito.


Em Domingos Martins,  há deslizamentos de terras e de Melgacinho um morador (Rubens Pagung) enviou vídeo com sua água com mais se 1 metro  d’água e descrição em pomerano, dialeto predominante na comunidade

CHUVAS CONTINUAM

Boletim da manhã desta sexta-feira (10) da Defesa Civil alerta para chuvas em todo Estado,  diminuindo no sábado. .

Sexta-feira (10/01/2025): no extremo-norte do estado, ~60%* de prob. para chuvas de 50-70 mm, sendo que há ~40% de prob. para chuvas de 70-90 mm em pontos isolados, não se descartando 90- 110 mm, numa prob. de ~20%.

Da Grande Vitória ao extremo-sul do estado, até 60%* de prob. para chuvas mal distribuídas de 1-5 mm, não se descartando 5-15 mm em alguns pontos (~30% de prob.).

A prob. de chuva é baixa para o litoral da Região Sul. Nas demais regiões, ~70% de prob. para chuvas de 10-30 mm e 20% para acumulados isolados de 30-50 mm. O risco de vendaval acompanhando a chuva não está descartado para o setor norte e central.

Sábado (11/01/2025) : baixa probabilidade para chuva na maior parte da faixa leste do estado. No setor oeste, 60-70% de prob. para acumulados de chuva de 2-10 mm, não se descartando até 20 mm em pontos do oeste da R. Serrana/Caparaó. .

Com informações de Júlio Hubner – Montanhas Capixabas

Capa: Marechal Floriano.  Foto: Nelson Stein.

Fortes chuvas fazem rios transbordarem nas montanhas capixabas

spot_img
spot_img
spot_img