― Advertisement ―

spot_img

Reforma tributária: ressarcimento de crédito vai depender de pagamento do tributo nas etapas anteriores

A apropriação de crédito por uma empresa no novo regime tributário terá como condição o recolhimento dos impostos pelos fornecedores nas etapas anteriores da...

Filhas de Yayá: nova minissérie estreia nesta sexta-feira (07) na TVE

A minissérie “Filhas de Yayá” estreia na TVE a partir desta sexta-feira (07), às 19 horas. A produção conta a história de Yayá Luzia, matriarca do quilombo de Angelim II, no Território do Sapê do Norte, entre os municípios de Conceição da Barra e São Mateus. Dividida em cinco episódios, a produção estará disponível também no canal da emissora pública dos capixabas no YouTube (@tveespiritosanto).

Yayá Luzia dos Santos completaria 100 anos em 13 de dezembro de 2024. Ela deixou uma herança ancestral de resistência na história da luta quilombola do Território e seu legado é celebrado na minissérie por meio das vozes, memórias e trajetórias de suas filhas.

“A história oral na nossa comunidade é muito frequente, mas não se tem nenhum registro. É necessário registrar nossas histórias porque elas acabam, um dia, se apagando. Por isso eu comecei a me interessar pelos registros no audiovisual. O ouvir, o contar a história, como se você estivesse vivendo aquele momento, é emocionante”, disse Flávia dos Santos, neta de Yayá Luzia e diretora da obra.

Toda a equipe responsável pela produção é formada por mulheres: Flávia dos Santos (roteiro e direção), Ivamara dos Santos Oliveira (produção), Mirtes dos Santos (roteiro), Renata Costa (roteiro), Júlia Botafogo (filmagens), Taís Lobo (filmagens e edição).

“Nossa comunidade é muito matriarcal. As mulheres estão sempre na frente, liderando. Esse filme foi produzido por uma equipe só de mulheres e isso foi estratégico porque estamos falando de uma mulher muito forte. E resolvemos contar a história dessa mulher por suas filhas mulheres. Cada episódio é contado por uma filha”, acrescentou Flávia dos Santos, que participou recentemente do programa Curta Vídeo, da TVE.

Serviço:

Filhas de Yayá
Minissérie em 5 episódios
A partir desta sexta-feira (07), às 19 horas.
TVE (canal 2.1) e no YouTube (@tveespiritosanto).