Joint-venture da mineradora Anglo American e da brasileira Prumo Logística, a Ferroport, que é operadora do terminal portuário de minério de ferro do Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), a Ferroport já consome energia elétrica 100% renovável gerada por usina eólica em suas operações. Por ano, são consumidos 37 mil MWh de energia na operação da planta, o equivalente ao consumo de cerca de 6 mil residências.
No último ano, a Ferroport embarcou mais de 24 milhões de toneladas de minério de ferro, três milhões t a mais sobre 2022, em 145 navios carregados no terminal (totalizando mais de 160 milhões, desde o início das operações em 2014). Os destinos dos navios são Bahrain (44%), no Golfo Pérsico, China (29%), México (14%), Holanda (5%), Japão (4%), índia (3%) e Argélia (1%).
Além dos avanços operacionais, a Ferroport registrou lucro líquido de R$ 489 milhões, 3,4% acima de 2022. Visando a manutenção de uma operação cada vez mais eficiente e sustentável, a Ferroport lançou o Programa Rumo aos 30!, com o objetivo de se preparar para uma operação futura de 30 milhões de toneladas de minério por ano. O programa, estruturado de forma robusta e participativa, tem, entre seus pilares, “Garantir a disponibilidade e confiabilidade operacional” e “Pensar ESG”, a fim de implementar ações que assegurem a operação eficiente e sustentável.
Em 2023, uma das principais ações do Rumo aos 30! foi a elaboração do Plano de Descarbonização das operações da Ferroport, que resultou na conquista, pela primeira vez, do Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, referente ao inventário de Gases do Efeito Estufa (GEE) de 2022.
Imagem: Brasil 61