Inaugurada há pouco mais de um ano, em Nova Venécia, a “Cozinha Industrial Florzina Rosa Boechat”, acabou tornando a família Boechat, grata, pela escolha do nome do local.
“Nós agradecemos ao Executivo, prefeito André Fagundes, à Secretaria de Cultura, aos funcionários do Núcleo de Ideias, e a todos que ajudaram a escolher o nome da minha mãe, para a cozinha, ficamos muito felizes”, descrevem. Florzina Rosa Boechat (In Memória), mais conhecida como dona Flauzina, ainda carrega a referência, quando o assunto é: os famosos pastelões, que fizeram muito sucesso na década de 1960 a 1990.
A “Cozinha Industrial Florzina Rosa Boechat” fica na Praça Adélio Lubiana (anexo ao Núcleo de Ideias), e oferece um espaço moderno, com vários implementos utilizados na produção de alimentos, sendo um centro culinário de treinamentos, voltado para a capacitação profissional da população.
Quem foi dona Flauzinha
Memória afetiva é o que não falta, para quem já comeu o famoso e inesquecível pastel da dona Flauzina. O sabor do pastelão e de quebra, todas as opções de salgadinho da matriarca da família Boechat era inconfundível e incomparável. Casada com Francisco Boechat (in memória), o casal fundou o Restaurante e Lanchonete Boechat na década de 1960. Já o Hotel Boechat, foi fundado em 1973.
Os estabelecimentos funcionavam atrás da Prefeitura, e em 1990, quando o esposo faleceu, dona Flauzina resolveu fechar a lanchonete e o restaurante. A partir daí as filhas, Vanderli e Neusa, reabriram a lanchonete ao lado da ponte Cristiano Dias Lopes, ainda no Centro.
Para saudade de todos os clientes e amigos, as irmãs encerram as atividades em 2003, e o Hotel, fechou as portas um ano antes. Vanderli, produzia os Salgados, por encomenda, até cerca de dois anos atrás, mas também, decidiu encerrar as atividades.