Até a próxima sexta-feira (17), estudantes matriculados nas séries finais do Ensino Médio das escolas públicas do Espírito Santo participam do Curso de Verão de Matemática, no Rio de Janeiro. Os estudantes estão entre outros 50 alunos com bom desempenho em olimpíadas científicas de Matemática de diversos locais do país.
Ao todo, são cinco estudantes capixabas com alto desempenho acadêmico em Matemática convidados para participar do curso promovido pelo Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências da Fundação Getulio Vargas (FGV CDMC).
Esta é a sexta edição do evento que conta com a participação de estudantes capixabas. Durante o curso, eles terão aulas de História da Matemática, Probabilidade, Inteligência Artificial, Computação, Ciência de Dados, Direito, Economia e Finanças, Gramática, Literatura, Redação e Oficinas de resolução de problemas com professores da FGV e outras instituições de Ensino Superior do país.
Fazem parte do grupo capixaba, os alunos Melissa Romão de Souza, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Wallace Castello Dutra, de São Mateus; Maurício da Silva Martinez Filho, da EEEFM Profº Renato José da Costa Pacheco, em Vitória; Livia Helena da Silva Estevão Araujo e Murilo Coser Rocha, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Serra; e Diogo Kock Leng Venade da Costa, do Ifes – Campus Vitória. Eles estão sendo acompanhados pelo Coordenador do Programa Matemática na Rede da Secretaria da Educação (Sedu), Wellington Azevedo.
“O Curso de Verão da FGV é uma experiência inexplicável, os professores são incríveis e fantásticos nas metodologias usadas nas aulas. Participar desse evento será importante tanto para o meu conhecimento, quanto para minhas futuras escolhas profissionais. Me sinto muito grata pela oportunidade”, disse Livia Helena da Silva Estevão Araujo.
Para o estudante Maurício da Silva, participar do Curso de Verão de Matemática é uma experiência única. “Essa é uma oportunidade e uma experiência muito diferente do que qualquer outra que já tive. Estou tendo uma aproximação com temáticas em áreas que serão úteis para meu futuro acadêmico e profissional”.