O ex-governador Paulo Hartung, que em fevereiro de 2017 jogou o Estado num caos de violência, conduzindo mal a crise com a Polícia Militar, tem agitado antigos aliados. Alguns receberam a foto dele montado num cavalo branco e um gestual napoleônico com uma mensagem: “Estou voltando”.
Paulo nunca negou um certo apreço por imperadores. Quando estava no Governo, recomendou publicamente uma obra sobre Pedro II, o imperador do Brasil, derrubado pelo golpe militar que implantou a República.
De seu ex-amigo Luiz Paulo Velozo Lucas ganhou o apelido de “imperador”, o que colou. Agora, bem a seu estilo, reaparece das sombras. E não faltam mensageiros a espalhar a informação.
O governador Renato Casagrande já escolheu o vice Ricardo Ferraço para sucedê-lo. Mas isso parece não afetar em nada os planos de ambos, já que existe grande possiblidade de Hartung disputar uma das duas vagas para Senado.
Pode pintar, até, quem sabe, uma dobradinha de Casagrande e Hartung para as duas vagas do Senado, com apoio de ambos a Ferraço para o Governo.
Quem tá de olho bem aberto nesses movimentos é o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), que pode ir para a Casa Civil e ainda ser um dos suplentes de Casagrande rumo ao Senado.
De uma coisa se sabe: Paulo sempre foi bom de se mover nas sombras, desde os tempos do Partidão, e não costuma entrar em bola dividida.
Depois de surfar na Faria Lima, está testando o mercado, só que agora não tem mais o velho discurso dicotômico do bem contra o mal. E a geração com 30 anos somente se lembra dele pela crise da Segurança em 2017.
CAPA: Montagem a partir de foto de Redes Sociais e imagens de Cristian Aular via Pixabay e alohamalakhov via Pixabay