― Advertisement ―

spot_img

Barra de São Francisco aumentou em 172% os atendimentos de saúde especializada

O município de Barra de São Francisco prestou, nos últimos quatro anos, 227.708 atendimentos de saúde especializada e exames de média e alta complexidade...

Estado começa a devolver telefones celulares recuperados pela Polícia

Os primeiros celulares recuperados pela Polícia Civil, na devolução voluntária de quem estava de posse de aparelhos roubados ou furtados, começaram a ser devolvidos aos seus proprietários. O governador Renato Casagrande realizou, pessoalmente, nesta quarta-feira (07), a entrega dos primeiros aparelhos celulares recuperados na fase inicial do Projeto Recupera.

A iniciativa do Governo do Estado é uma operação permanente focada na recuperação de celulares roubados e furtados, visando devolvê-los aos seus legítimos proprietários e, além disso, impactar diretamente nos registros de roubos e furtos no Espírito Santo. Na primeira fase, realizada em julho, cerca de 200 aparelhos foram recuperados.

Ao todo, foram enviadas 502 intimações para portadores dos aparelhos com restrição de furto/roubo por meio do WhatsApp, com a informação sobre data e local para a entrega do aparelho. Neste primeiro momento, foram intimados moradores da Grande Vitória, e as devoluções foram realizadas nas Delegacias Regionais de Vitória e Vila Velha. A primeira fase foi considerada bem sucedida, com retorno de aproximadamente 40% das intimações expedidas.

Ione Barbosa Pereira foi uma das dezenas de pessoas que participaram da solenidade de entrega dos primeiros aparelhos recuperados, realizada no Palácio Anchieta, em Vitória: “Eu não esperava receber meu celular e com esse projeto lindo, recebi uma ligação ontem e nem acreditei. Estou muito feliz em estar aqui nesse momento e agradeço o empenho de todos vocês.”

DILIGÊNCIAS

Entre os dias 26 e 27 de julho, 172 aparelhos foram devolvidos nas Delegacias e outras 49 pessoas intimadas fizeram contato, marcando a devolução para os próximos dias. Além disso, equipes da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) empreenderam diligências para localizar aqueles que não responderam às intimações. Ao todo, a primeira fase resultou na instauração de 262 procedimentos pela Polícia Civil.

“Quero agradecer a todos os policiais que se dedicaram a este projeto. Temos um objetivo claro que é diminuir os registros de furto, roubo e interceptação de celulares. Hoje a pessoa usa o celular até para falar, porque hoje a vida financeira e profissional da pessoa está ali. Vamos iniciar agora uma nova leva mensagens para quem está em posse de celulares furtados ou roubados. Muita gente está com o celular de boa-fé sem saber do furto ou roubo. Que esse projeto cresça ainda mais e a gente possa recuperar cada vez mais celulares para reduzir o número de crimes”, afirmou o governador Casagrande.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, destacou os objetivos do Projeto. “Sabemos que o roubo e o furto de celulares são os crimes que mais preocupam, quando falamos em crimes patrimoniais. O Projeto Recupera visa restituir o bem às pessoas que foram lesadas, mas, para além disso, queremos reduzir drasticamente, se não eliminar, este tipo de crime no Espírito Santo. Estamos trabalhando para que o capixaba possa usar seu telefone onde bem entender, sem medo”, disse.

“A Polícia Civil já vinha realizando uma operação denominada Sinal, que visava investigar receptadores de celulares furtados ou roubados. O Projeto Recupera é um novo passo no combate a este tipo de crime. Este projeto já é um sucesso e nós temos que parabenizar todos os delegados e policiais que participam diretamente dessa ação, além de agradecer ao secretário e ao governador por todo o apoio material e motivacional”, declarou o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda.

A recuperação dos aparelhos é realizada a partir do trabalho integrado da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio da Gerência de Operações Técnicas (GOT) da Subsecretaria de Estado de Inteligência (SEI), e da Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Superintendência de Inteligência e Ações Estratégicas (SIAE), por meio da Divisão de Inteligência, bem como a Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM) e suas unidades operacionais.

Os aparelhos são identificados por meio de tecnologias avançadas de rastreamento, com a colaboração das operadoras de telefonia e de outras autoridades de segurança pública. Mesmo que o novo portador mude o número do telefone, o dispositivo pode ser identificado por meio do IMEI, que é uma identificação única para cada aparelho e não pode ser alterada.

Após a devolução, o verdadeiro proprietário é contatado para receber o aparelho de volta. Os donos legítimos também são intimados pelo WhatsApp, no telefone informado no Boletim de Ocorrência. Por isso, no momento do registro do Boletim, é importante que a vítima informe o IMEI do aparelho subtraído, bem como dados para contato, como número de telefone atualizado e endereço.

O Projeto Recupera é permanente e será ampliado para outros municípios nos próximos meses. Cerca de 8 mil aparelhos telefônicos furtados ou roubados já estão identificados em todo o Estado, e serão notificados nas próximas fases. As mensagens são encaminhadas pelo aplicativo WhatsApp utilizando a linha telefônica (27) 99849-4228, e a foto de perfil é o Brasão da Polícia Civil do Espírito Santo. Quem receber a intimação e não comparecer à Delegacia indicada poderá responder criminalmente.

Estado começa a devolver telefones celulares recuperados pela Polícia