Uma luta que começou no primeiro ano de mandato do deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) está com os dias contados para terminar com êxito: a inclusão dos municípios do Norte do Espírito Santo no Polígono da Seca e, com isso, a volta das tarifas especiais de energia para Irrigação.
O parlamentar foi comunicado pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) de que, no próximo dia 5 de fevereiro, ministros das Minas e Energia, da Agricultura e da Integração irão assinar um Acordo de Cooperação Técnica, em Brasília, para uma série de benefícios à região da Sudene, à qual pertencem 31 municípios do Norte do Estado.
ENERGIA TRIFÁSICA
O objetivo do ACT é viabilizar a flexibilização dos horários da tarifa de energia elétrica, expandir a energia trifásica nos municípios contemplados pelos polos de agricultura irrigada e publicar ato normativo com vistas à inclusão do estado do Espírito Santo no Polígono da Seca.
“A questão da energia foi o primeiro assunto que nos trouxe a Associação dos Irrigantes quando começamos a discutir a criação do Polo de Agricultura Irrigada, em meados de 2023. Agora, graças ao trabalho que desenvolvemos junto com a Larissa (Larissa Rego, diretora de Irrigação do MIDR), vamos conseguir esse grande benefício”, disse Mazinho.
O deputado foi o mentor político do Polo de Agricultura Irrigada do Norte Capixaba, mobilizando a Assipes (Associação dos Irrigantes Profissionais do Espírito Santo) e outros atores.
O trabalho junto ao Ministério começou em julho de 2023 e, no dia 29 de dezembro, a Secretaria Nacional de Irrigação publicou a portaria reconhecendo o Polo, integrado por 32 municípios (os 31 da área da Sudene + São Roque do Canaã).
“Quando levei a ideia ao governador Renato Casagrande, ele designou o vice-governador Ricardo Ferraço para tocar o projeto por parte do Executivo. Esse apoio do Ricardo Ferraço foi fundamental para o nosso êxito”, disse Mazinho.
CAPA: Mazinho e Ricardo Ferraço. L: José Caldas da Costa/TNL